Casarotto, Renato2021-03-292020-12-112021-03-292021-03-29https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/d56dc195-3d0b-449b-b3c9-4037f71b821527 f.O presente trabalho busca compreender, de como os colaboradores, do Sicredi União, no Rio Grande do Sul, praticam a educação cooperativa, no seu fazer profissional. Ou seja, como se efetivam os diferentes sentidos e significados de práticas cooperativas, em um processo, que tem a pretensão de implementar um novo modelo de gestão. Essa diretriz contempla a ampliação do nível de conhecimento, especialmente, sob as lentes do quinto Princípio do Cooperativismo, Educação, Formação e Informação, considerado como “regra de ouro” do cooperativismo. Assim, a pesquisa pretende responder, de como esse processo de formação poderá contribuir para a perenidade da cooperativa. O caminho metodológico conta com os referenciais teóricos, a pesquisa semiestruturada, que utiliza a ferramenta Google Forms, contemplando a participação de 111 respondentes de perfis variados. Os achados do estudo indicam práticas educativas presentes e na efetivação da cultura de cooperação. Os resultados obtidos demonstram a importância da absorção do conhecimento em relação aos benefícios e vantagens obtidos através da prática dos princípios cooperativos, bem como na tomada de decisões, participação no desenvolvimento e resultadospt-BRCiências sociais aplicadasPrincípiosEducaçãoCooperaçãoCooperativa de crédito e seus diálogos com os princípios do cooperativismoTCC