Mendonça, Barbara Gündel2015-05-0720142015-05-072015-05-07https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/d5864a15-6e2e-4afb-9203-51f26f0c6e5a172 f.As inovações e transformações sociais dominam a sociedade contemporânea o que acarreta mudanças significativas na vida das pessoas. Consumidores estão cada vez mais exigentes e cientes de seus interesses de compra. Num ambiente globalizado e competitivo as empresas que formulam suas estratégias de inovação baseadas somente em dados e informações lógicas e que não levam em conta o fator humano e social poderão estar fadadas ao fracasso. Novas formas de organização, transformações e mudanças e novos conceitos estão surgindo e sendo adaptados constantemente. Partindo-se do pressuposto que a inovação somente se constitui quando disseminada e aceita, o design thinking pode ser visto então como o motor dessa ação, sendo que, nesse contexto, este estudo analisou como o design thinking, enquanto metodologia criativa e forma de pensar estrategicamente nas organizações, auxiliou empresas de varejo de confecção feminina a construírem suas estratégias de inovação, diferenciação e vantagem competitiva. Dentro dos métodos de investigação a pesquisa utilizou o paradigma interpretativista, e foi caracterizada como exploratória e descritiva. Com método de abordagem quali-quantitativa, para atingir os objetivos da etapa prática, composta pelo estudo de caso, foram utilizadas entrevistas, questionários, observações diretas e triangulações de dados. Investigando o comportamento de compra das consumidoras identificou-se resultados semelhantes em lojas com mix de produtos semelhantes que dirigem-se ao mesmo público e no mesmo local de atuação, o que possibilitou a formulação de ações de prototipação similares, portanto verificou-se que o método do design thinking é plenamente adaptado ao varejo e a contribuição da pesquisa constituiu-se para o desenvolvimento desses pequenos empreendimentos onde a abordagem do varejo moderno é que dá suporte a ouvir os consumidores, suas necessidades, além de promover um espaço de compra de maior comodidade e facilidade para encontrar produtos e informações sobre os mesmos. Atrelado a isso, recursos tecnológicos, criatividade e ousadia – de acordo com o público alvo de cada produto – e a aparência de uma empresa, seja por sua comunicação visual por meio de sua fachada, ambiente interno, gestão da marca ou PDV podem resultar em consumidores satisfeitos com suas escolhas e em lojas de varejo que se destacam em seu meio de atuação.pt-BRCiências Sociais AplicadasDesenvolvimentoAdministraçãoDesign thinkingLojas de varejoInovaçãoA aplicação dos princípios do design thinking no ramo varejista: estudo em lojas de confecçõesDissertação