Drews, Denise Raquel2017-08-2520172017-08-252017-08-25https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/d7e3ed80-01dd-46f2-8485-9e9f6880092675 f.O presente estudo tem o objetivo de verificar como as empresas dos diferentes segmentos do comércio varejista de Ijuí-RS precificam seus produtos e quais são as estratégias que utilizam para se posicionar no mercado. Baseado nesse pressuposto, apresenta-se o estudo desenvolvido a partir de uma pesquisa de campo realizada em 25 empresas do comércio varejista de Ijuí, nos ramos de Calçados, Confecções, Postos de Combustíveis, Óticas e Materiais de Construção. Apresentando assim, a análise dessa pesquisa e comparação quanto aos resultados obtidos pelos ramos de atuação. A metodologia caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, quantitativa, descritiva, a partir de uma pesquisa de campo, por intermédio de entrevista padronizada, onde as perguntas relacionadas à base de dados do estudo, seguiram uma escala Likert, medindo a importância de cada fator em relação a questão em destaque. Os resultados apresentam os fatores de relevância para as empresas quanto as estratégias de precificação como, por exemplo, em relação ao comércio eletrônico, o qual é considerado pelas empresas como um fator de pouca importância para a formação do preço de venda de seus produtos, diferente da importância relacionada a percepção do cliente. Constatou-se que diferentes são os níveis de importância que cada ramo de atuação deposita nos diversos fatores de estratégias de precificações, assim como a relação que possuem quanto às estratégias de marketing praticadas no mercado, gerando assim os diferenciais neste mercado tão competitivo.pt-BRCiências Sociais AplicadasCiências ContábeisEstratégiasPrecificaçãoVarejistaCustosMarketingPráticas e estratégias de precificação utilizadas pelas empresas do comércio varejista de Ijuí-RSTCC