Lima, Diva Quatrin de2020-02-0420192020-02-042020-02-04https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/d8bf3547-8e42-490e-86aa-579351cb94ac47 f.O presente trabalho de conclusão de curso, busca discutir questões referente ao processo da transição que as crianças passam ao sair da Educação Infantil e ingressar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Nove Anos. Fazendo uma leitura do que trazem os documentos legais tais como a Base Nacional Comum Curricular, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, e o que é vivido no chão da escola. O brincar e a ludicidade ganham centralidade ao pensarmos o “ser crianças” em suas infâncias plurais. Logo, entender conceitualmente crianças, infâncias, Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Nove Anos e a cultura escolar como um modo de compreender a realidade contextualizada, e fazer dessa um campo de pesquisa. Crianças ou alunos? Como são reconhecidos os sujeitos que iniciam no 1º Ano do Ensino Fundamental? Levando em conta a visão do pedagogo, assim como o que a escola traz em seus documentos e conhecendo os sujeitos envolvidos, construímos entendimentos, que não pretendem ser verdades absolutas, mas sim caminhos para novos entendimentos.pt-BRCiências humanasPedagogiaEducação infantilAnos Iniciais do Ensino FundamentalCriançasAlunosLúdicoTransiçãoDa educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental: o que prescreve os documentos legais e o que faz a escola?Monografia