Pacheco, Micael Leal2018-08-2720172018-08-272018-08-27https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/d8e37b8a-ad99-4593-bbd6-2ecd8faa6e4836 f.Introdução: Nota-se perante revisão de literatura que o termo aptidão física está fortemente relacionado à saúde (uma situação de perfeito bem-estar físico, mental e social). Então, presumi-se que a Aptidão Física Relacionada à Saúde deve ser abordada nas aulas de educação física como uma ferramenta de bem-estar. Em diversos estudos têm sido comprovado os baixos índices de Aptidão Física Relacionada à Saúde de escolares do Ensino Médio. Sendo assim, o estudo tem como objetivo verificar os níveis de Aptidão Física relacionada à saúde de escolares do Ensino Médio, de acordo com o sexo. Metodologia: Este estudo se caracterizou como quantitativo, do tipo descritivo, e teve como amostra, escolares do Ensino Médio da cidade de Santa Rosa – RS. Para avaliar a aptidão física dos escolares foram aplicados os testes de aptidão física propostos pela bateria do PROESP-BR, que são relacionados à saúde. Resultados: Os resultados mostraram que os meninos tem maiores níveis de aptidão física relacionada a saúde que as meninas, exceto no componente flexibilidade e também maiores níveis de atividade física. O nível de atividade física também mostrou que há correlação com o percentual de gordura e aptidão cardiorrespiratória. Conclusão: Por fim, nota-se que a maioria da amostra não atende aos níveis de atividade física recomendáveis, tendo que haver uma interferência e novos estudos para que os mesmos venham a desenvolver hábitos saudáveis, com uma vida ativa fisicamente.pt-BRCiências da saúdeEducação FísicaAptidão FísicaSaúdeEscolaresAptidão física relacionada à saúde de escolares do ensino médio de uma escola de Santa Rosa – RSMonografia