Roehrs, Leonardo dos Santos2014-04-2820142014-04-282014-04-28https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/dbc8d2e6-e51f-414f-bef9-da93c03d8ded24 f.Esse trabalho tem como objetivo fazer uma analise dos indicadores de margem de contribuição no desempenho e rentabilidade de uma gama de produtos de uma seção denominada “Gastronomia Especial” criada a partir da dificuldade encontrada por um grupo de pessoas em encontrar produtos diferenciados para cursos de culinária e até a para gastrônoma do dia-a-dia. Com a acirrada concorrência no comércio varejista e as exigências de alguns consumidores, o aumento do mix de produtos e a criação de seções focadas de produtos diferenciados, se torna um diferencial importante na luta para fidelização dos clientes. Com isso a avaliação de desempenho dos diferentes segmentos se torna essencial para a empresa se manter competitiva e auxiliar os gestores na tomada de decisão. A metodologia se classifica como uma pesquisa aplicada com caráter qualitativo, descritiva, utilizando-se da analise de relatórios gerenciais e buscas no sistema de informação via software da empresa. Pode-se concluir que utilização da margem de contribuição como indicador de desempenho dos produtos auxilia no controle dos custos associado ao preço de venda para medir se a empresa tem resultado para cobrir os mesmos. O controle da margem de contribuição é um excelente aliado para a tomada de decisão.pt-BRDiferenciaçãoMargem de contribuiçãoPreço de vendaRentabilidadeMercadoControladoriaGestão tributáriaCiências Sociais AplicadasA relevância dos indicadores de margem de contribuição na gestão de produtos diferenciados em um supermercadoArtigo