Chapoval Neto, Alexandre2024-02-292021-05-252024-02-292024-02-29https://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/7537258 f.As organizações nas últimas décadas perceberam mudanças em seu ambiente de atuação que influenciaram direta e fortemente em sua capacidade competitiva. A instituições de ensino superior não ficaram de fora desta realidade. Em um cenário altamente competitivo se tornou um grande desafio para uma IES obter e manter vantagem competitiva. Especificamente as IES classificadas na categoria de faculdade comunitária tem sentido a necessidade de mudança de postura estratégica para se adaptar e buscar formas de manter-se atuando no mercado. Buscando entender a dinâmica competitiva e identificar os fatores que promovam a geração de vantagem competitivas frente a nova forma de competição em razão da expansão do setor educacional privado na modalidade de EAD o presente estudo apresentou como problemática de pesquisa o seguinte questionamento: como a modalidade de ensino a distância modificou a dinâmica competitiva praticada pelas faculdades comunitárias da Fronteira Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul? Para atender e responder ao problema foi definido como objetivo geral do estudo: analisar como a modalidade EAD modificou a dinâmica competitiva praticada pelas IES comunitárias, com status de faculdade, da Região Noroeste Fronteira Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Em relação ao posicionamento metodológico o estudo proposto foi desenvolvido a partir de uma abordagem do tipo interpretativista. Em decorrência da natureza do problema de pesquisa, adotou-se uma abordagem predominantemente qualitativa que teve ênfase na interpretação das informações dos entrevistados. Estabeleceu-se como estratégia de pesquisa o estudo multi casos pelo fato de permitir maior abrangência dos resultados e ultrapassar a singularidade de dados referentes a uma única IES. Em relação aos objetivos o estudo se classificou como pesquisa descritiva. Como técnicas de coleta de dados utilizou-se questionário e entrevista com os gestores indicados pelas 3 IES participantes. Para base teórica utilizou-se o modelo competitivo das 5 forças competitivas de Porter sob a lente de análise da Teoria Contingencial. Os resultados incicam que a legislação governamental, programas de financiamento estudantil, corpo docente, tomada de decisão, perfil do consumidor, modalidade de ensino, ferramentas tecnológicas são fatores que influenciam e geram capacidade competitiva para as IES. E, por fim, percebeu-se que a entrada do EAD modificou o mercado de atuação das IES com status de faculdade comunitárias da Região Fronteira Noroeste do RS tornando o mercado mais competitivo. No entanto, as IES comunitárias estão buscando se adaptar à nova dinâmica do mercado, porém, apresentam limitadas condições se comparado aos grandes players que atuam neste setor. Palavras-chave: Dinâmica competitiva. Fatores competitivos. Ensino superior.pt-BRCIÊNCIAS SOCIAISDinâmicas competitivas de IES comunitárias frente à expansão do EADTese