Heming, Rafaela Constância Dutra2014-06-0420132014-06-042014-06-04https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/dc2a301e-c849-4f17-9120-d9b92ba30c2674 f.Desde sua criação, os meios de comunicação de massa assumiram com grande propriedade o papel de informadores da sociedade, seja ela local ou internacional. O século XX ficou para trás e novos meios de comunicação surgem e desenvolvem-se até o ponto de não só informarem com maior rapidez, mas também de serem ferramentas para que indivíduos juntem seus esforços com um fim em comum que beneficiará a vários. Esta é a chamada era colaborativa, que não só muito oportuniza a indivíduos como também às empresas que souberem utilizá-la com propósitos comerciais. A compreensão deste cenário digital atual e o que o mesmo possibilita a empresas é almejada neste trabalho, sendo feita para tal a análise das diversas ferramentas de maior destaque da chamada web 3.0 e como uma corporação deve usá-las para efetivamente alcançar seu público alvo e criar com ele um relacionamento de longo prazo. Por fim, objetivando a reflexão da aplicabilidade de tais conceitos em um cenário real atual, é feito o estudo de caso da empresa internacional DHL, a qual possui atuação intensiva em diversos serviços de mídia social. Por meio da comparação da pesquisa bibliográfica com as atividades da DHL online, visa-se a elaboração das melhores estratégias e abordagens de comunicação a serem tomadas por empresas de variados ramos quando utilizarem-se da web 3.0 em seu plano de comunicação.pt-BRCiências Sociais AplicadasComunicação SocialPublicidade e propagandaEra colaborativaWeb 3.0Comunicação empresarialRelacionamento B2CDHLRelações corporativas na era dos meios digitais frente à cooperação humana: um estudo de caso da DHLMonografia