Avila, Patrícia Mafalda de2013-03-0120132013-03-012013-03-01https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/ddc0d2f6-de19-40ff-a9ad-e7b170b4ef8948 f.A partir do questionamento sobre o olhar prossegue-se a uma exploração sobre o fascínio do ver e a angústia do olhar, a partir do desdobramento de três exemplos: um fragmento de uma carta de Freud à Martha Bernays, o mito de Narciso e a pintura ―Os embaixadores‖ de Hans Holbein. Sublinha-se o fascínio do ver como sendo o que possibilita uma articulação entre a imagem e o olhar, e enfatiza-se o olhar como sendo o objeto a que reina invisível no campo imaginário como suporte do desejo do Outro. Por fim, destaca-se a angústia como o guia para a cena que contempla a fantasia fundamental.pt-BRPsicanáliseOlharFascínioAngústiaPsicologiaCiências humanasEntre o fascínio do ver e a angústia do olharMonografia