Schneider, Leoni Inês Balzan2011-12-0820062011-12-082011-12-08https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/de30a836-ffd2-449b-a37d-439c3eba0487167 f.Essa pesquisa é um estudo sobre a prática pedagógica escolar na educação popular de perspectiva freireana desenvolvida no município de Chapecó (SC), no período de 1997 a 2004. A pesquisa realizou-se por meio de entrevistas, leituras, análise documental e bibliográfica referentes à proposta de educação com participação popular implementada por uma administração com projeto aberto à população, evidenciando a introdução de inovações na prática pedagógica, com destaque para a análise das percepções da comunidade escolar e novos conhecimentos produzidos sobre prática pedagógica. A investigação revelou que a proposta pedagógica, construída em seus princípios e metodologia, com efetiva participação da comunidade escolar, esteve sujeita a alterações no período de sua vigência. No que concerne à percepção da comunidade escolar sobre a introdução de inovações na prática pedagógica escolar constatou-se que as inovações foram percebidas e vivenciadas intensamente por toda comunidade escolar. As inovações se revelaram significativas devido à relação dialógica estabelecida na produção do conhecimento, implicada na efetiva participação dos educandos e educadores, o que viabilizou um crescimento pessoal, social e aprendizagem de novos conhecimentos sobre a prática pedagógica.pt-BRPrática pedagógicaEducação popularParticipaçãoInovaçãoAprender e ensinar a realidade para transformá-la: a prática pedagógica na educação popular de Chapecó (SC)Dissertação