Alencar, Eduardo de Paula2025-02-212024-04-302025-02-212025-02-20https://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/7832101 f.Um dos grandes desafios da educação básica em relação à matemática é despertar o interesse dos alunos pelo conhecimento do conteúdo proposto e permitir que eles realmente percebam sua aplicabilidade no contexto diário, sendo que muitas vezes, os conteúdos são teóricos e têm poucas aplicações práticas. Todos esses fatores contribuem para o insucesso escolar, o abandono da disciplina e o desinteresse por parte dos alunos. Nesta dissertação, discute-se a importância do uso da Modelagem Matemática como metodologia de ensino e aprendizado, apresentando uma proposta de atividade que pode ser desenvolvida com professores de Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática do Ensino Médio, abordando a temática das Energias Renováveis, mais especificamente a Energia Fotovoltaica. A problemática inicial consiste em aplicar a modelagem matemática como ferramenta para representar os custos financeiros associados à instalação e uso de módulos fotovoltaicos, permitindo aos alunos realizar cálculos usando juros compostos e equações exponenciais, além de fazer tabulação de dados. Por fim, os resultados apresentados indicam que a aplicação da modelagem matemática auxilia o aluno na capacidade de pensar, refletir e resolver problemas matemáticos mais complexos, com aplicação prática no dia a dia. Além disso, promove uma maior interação entre alunos e professores, fazendo com que os estudantes desenvolvam as habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de uma forma mais aplicável e crítica em relação ao conteúdo inserido.pt-BRModelagem matemáticaEnsino básicoEnergias renováveisEnergia fotovoltaicaModelagem matemática aplicada no ensino básico: uma abprdagem financeira e sustentável utilizando sistemas fotovoltaicosDissertação