Alencar, Eduardo de Paula2024-11-122024-04-302024-11-122024-11-12https://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/7725101 f.Um dosgrandesdesafiosdaeducaçãobásicaemrelaçãoàmatemáticaédespertarointeresse dos alunospeloconhecimentodoconteúdopropostoepermitirqueelesrealmentepercebam sua aplicabilidadenocontextodiário,sendoquemuitasvezes,osconteúdossãoteóricose têm poucasaplicaçõespráticas.Todosessesfatorescontribuemparaoinsucessoescolar,o abandono dadisciplinaeodesinteresseporpartedosalunos.Nestadissertação,discute-sea importância dousodaModelagemMatemáticacomometodologiadeensinoeaprendizado, apresentando umapropostadeatividadequepodeserdesenvolvidacomprofessoresdeCiências da Natureza,CiênciasHumanaseMatemáticadoEnsinoMédio,abordandoatemáticadas EnergiasRenováveis,maisespecificamenteaEnergiaFotovoltaica.Aproblemáticainicial consiste emaplicaramodelagemmatemáticacomoferramentapararepresentaroscustos financeiros associadosàinstalaçãoeusodemódulosfotovoltaicos,permitindoaosalunosrealizar cálculos usandojuroscompostoseequaçõesexponenciais,alémdefazertabulaçãodedados. Por fim,osresultadosapresentadosindicamqueaaplicaçãodamodelagemmatemáticaauxilia o alunonacapacidadedepensar,refletireresolverproblemasmatemáticosmaiscomplexos, com aplicaçãopráticanodiaadia.Alémdisso,promoveumamaiorinteraçãoentrealunos e professores,fazendocomqueosestudantesdesenvolvamashabilidadesprevistasnaBase Nacional Comum Curricular(BNCC)de uma forma mais aplicável e crítica em relação ao conteúdo inserido.pt-BRModelagem matemáticaEnsino básicoEnergias renováveisEnergia fotovoltaicaModelagem matemática aplicada no ensino básico : uma abordagem financeira e sustentável utilizando sistemas fotovoltaicosDissertação