Ciechowicz, Jean Eduardo Scheffler2017-06-2220152017-06-222017-06-22https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/e0e5afa8-2287-4b97-b0aa-8b4a204fb7fc47 f.Um jogador de futebol, além de ter como obrigação cumprir o seu papel profissional dentro de campo, recebe também a responsabilidade de agir como um “bom exemplo”, já que se torna como figura pública, um ídolo popular. A mídia através de suas diversas publicações, influencia na formação da imagem do jogador. O objetivo desta pesquisa é descrever e analisar, com pesquisa bibliográfica e um estudo de caso, a relação entre os acontecimentos profissionais de Ronaldo de Assis Moreira, conhecido como Ronaldinho Gaúcho, e as publicações que envolvem, além de sua vida profissional, sua vida pessoal. Estas publicações ora definem o jogador como um craque, um profissional responsável, ora o classificam como preguiçoso e irresponsável, dessa forma elevando-o ao nível de ídolo do esporte e também o rebaixando ao conceito e ex-atleta desregrado. Neste trabalho será relatada também a forma como a imprensa repercute os diversos atos do jogador, relacionados a sua vida particular e profissional, e como isso influencia na sua carreira no meio publicitário.pt-BRCiências Sociais e AplicadasComunicação social - Publicidade e PropagandaRonaldinho gaúchoFutebolPublicidadeComunicaçãoMídiaMídia versus personalidade: o caso de Ronaldinho gaúchoMonografia