Dias, Ana Carolina Geiger2015-12-0220142015-12-022015-12-02https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/e551848b-800e-41d5-ad71-476b2167a39670 f.Considerando-se de fundamental importância o ambiente de trabalho, como fator decisivo no rendimento das empresas, nas quais reúnem, em um mesmo contexto, pessoas com suas diferentes culturas, necessidades e expectativas, e instituições com sua própria cultura formada por valores, crenças e objetivos. Este trabalho tem como finalidade apresentar um estudo sobre o clima organizacional no ambiente de trabalho e seus fatores dentro da organização, na área de atendimento ao público, baseado em análise feita no setor de atendimento ao cliente em uma Universidade do norte do estado do RS. Tendo como objetivo específico: identificar o perfil dos funcionários que trabalham no setor; analisar a percepção dos colaboradores a respeito do clima organizacional da empresa e propor sugestões de melhorias a partir dos fatores diagnosticados. A pesquisa foi realizada no setor de atendimento ao aluno de uma universidade do norte do esta do RS, no qual trabalham 20 funcionários sendo três deles gestores. A qual foi aplicada a todos os colaboradores da unidade inclusive os gestores. A pesquisa realizada pode ser classificada, como: de natureza aplicada. Teve uma abordagem qualitativa e qualitativa. Pode ser classificada como exploratória e descritiva quanto a seus objetivos e pesquisa de campo e bibliográfica quanto a seus procedimentos técnicos. A coleta de dados foi efetuada através de questionário constituído de 25 questões aplicado a todos os funcionários do setor, com a finalidade de avaliar o clima organizacional. A análise dos dados foi feita através da seleção e interpretação de dados coletados na pesquisa. Através da pesquisa realizada com os colaboradores do setor e revisão bibliográfica se chegou a conclusões, que ajudaram a entender o ambiente organizacional do setor pesquisado. Foi possível conhecer o perfil dos funcionários do setor, quando se questionou na pesquisa, idade, gênero, tempo de permanência na instituição renda e grau de escolaridade. Verificou-se que, entre os 20 entrevistados, 90% dos colaboradores tem idade entre 18 e 40 anos. A grande maioria, 70% deles são do sexo feminino. Existe 40% de funcionários novos e os outros 60% trabalham na empresa a mais de 3 anos. A média salarial do setor gera entre 3 e 9 salários mínimos. O grau de escolaridade é de, 70% dos colaboradores graduados, 25% fazendo graduação e apenas 1 colaborador com ensino médio. Em continuação se verificou como os colaboradores se sentiam em relação ao clima organizacional da empresa, objetivo geral do estudo, no qual foi levantado questões referentes a aspectos gerais de trabalho como, instalações equipamentos disponíveis. Conforme resposta dos entrevistados existem problemas na instituição, mas o clima de satisfação com a organização pode ser considerado bom, pois 75% dos colaboradores o consideram bom ou razoável, restando 25% de descontentes.com o ambiente de trabalho. Através das respostas descobriu-se que as instalações do setor não são adequadas. Os colaboradores reclamaram das instalações e mobiliários a instituição e sugeriram melhorias na estrutura física do prédio, móveis, imóveis e equipamentos de trabalho. Segundo eles, a disposição dos guichês não é adequada, são pequenos e apertados. As cadeiras são velhas. A sala do arquivo de documentos é pequena, e sem ventilação. Os computadores são velhos, seguidamente dão problema. O sistema que a empresa utiliza é antiquado e não satisfaz as necessidades tornando o atendimento mais demorado. As impressoras também dão problema com frequência e a manutenção é demorada. Sugeriu-se que seja revisto o mobiliário da instituição, criando um novo layout, com mesas, cadeiras e equipamentos de informática modernos, proporcionando mais conforto e agilidade para os colaboradores e clientes internos e externos que utilizam os serviços prestados pelo setor. Quesitos como interação entre equipe, cooperação, foram questionados e respondidos pela maioria entrevistados como bom ou satisfatório. A comunicação é um dos aspectos que os entrevistados apresentaram como problemáticos na pesquisa. Foram citados dificuldade de comunicação na resolução de conflitos. Falta de autonomia. Deficiência no diálogo entre colaboradores e chefia. Sugeriu-se que seja repensada a forma de comunicação entre colegas e gestão, utilizando-se de ferramentas que já foram citadas, como: reuniões periódicas e feedbacks individuais, sobre temas relacionados ao trabalho, ou que estejam interferindo neste. Na sequencia foi questionado a satisfação em relação à remuneração, estabilidade na empresa e plano de carreira. A remuneração foi um dos quesitos apontados por 60% da equipe como deficitário no ambiente organizacional do setor, devido à disparidade entre os salários. O restante da equipe considera a sua faixa salarial, boa ou confortável. A estabilidade não é um aspecto que parte da equipe questiona, pois não acreditam que a empresa ofereça estabilidade no emprego. Este fator pode ser explicado quando se analisa o gráfico sobre questionamento de tempo de trabalho, no qual se percebe que 40% dos colaboradores são novatos. A questão referente a plano de carreira também foi um quesito bastante questionado, pois parte da equipe não consegue enxergar um plano de carreira consistente na empresa, pois ele não existe. O que a empresa oferece é possibilidade de participação em novos processos seletivos para trocar de função. Recomendou-se que seja analisando a implantação de um plano de cargos e salários bem definido, o qual forneça ferramentas para o crescimento dos funcionários, incentivando-o a crescerem na empresa por seus próprios méritos e conhecimento. Para finalizar o questionário, foi inserida uma questão aberta, na qual os entrevistados puderam sugerir as melhorias que entendessem ser necessárias para melhorar o clima organizacional no setor pesquisado. Conforme resposta dos 20 entrevistados, 6 pessoas ou 30% deles se refere a questão salarial como o fator que mais influencia na melhoria no clima organizacional. Seguido por outros 5 entrevistados ou 25% do total que relata a falta de mão de obra e equipamentos adequados para desenvolver suas funções, como primordial para melhorar o clima organizacional. Para outros 4 entrevistados totalizando 20% do grupo, a melhoria nos equipamentos de trabalho trará melhorias no setor. Os demais 5 colaboradores, totalizando 25% da equipe sentem falta de qualificação e motivação da equipe como fator de melhoria no clima organizacional. A interpretação dos dados coletados, como já informado no texto, demonstrou alguns pontos deficitários no ambiente organizacional da empresa, como: disparidade na remuneração; dificuldade de comunicação entre gestores e subordinados; problemas na estrutura física do setor; mobiliários e equipamentos de trabalho inadequados; falta de plano de carreira; e treinamento deficitário. Recomendou-se rever os processos feitos no setor, levantando questionamentos de melhorias que podem ser implantadas para melhorar e harmonizar o clima organizacional, com medidas que venham fortalecer o espírito de confiança dos colaboradores com sua chefia. Sugeriu-se que sejam implantadas ferramentas de gestão para auxiliar na descoberta de problemas e suas possíveis causas, tais como; pesquisa de clima organizacional periódicos, reuniões semanais ou mensais da chefia com a equipe; reunião mensal dos membros da equipe, nas quais será feito levantamento sobre rotinas de trabalho e melhorias, as quais serão apresentadas nas reuniões com a chefia; feedbacks individuais sobre o trabalho e melhorias que se espera de cada colaborador. Conclui-se que todos os objetivos propostos na pesquisa foram alcançados. Foram analisados os fatores que influenciam o ambiente de trabalho a ter um clima organizacional satisfatório no setor de atendimento ao cliente, conforme proposto no objetivo geral. Também foi possível Identificar o perfil dos funcionários que trabalham no setor, analisar a percepção dos colaboradores a respeito do clima organizacional da empresa e propor sugestões de melhorias a partir dos fatores diagnosticados, conforme proposto nos objetivos específicos. Finalmente depois de identificado os problemas existentes no setor foram sugeridos melhorias que podem ajudar na resolução dos problemas identificados.pt-BRCiências Sociais AplicadasAdministraçãoClima organizacionalSatisfaçãoTrabalho em grupoAmbiente de trabalhoAnálise de clima organizacional: um estudo em uma universidadeTCC