Hermes, Tiago Rafael2017-11-2220162017-11-222017-11-22https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/e5a01ace-033a-409c-b680-cdfce9314aba116 f.O presente trabalho teve o objetivo de identificar a viabilidade econômico-financeira de implantação de uma empresa de fabricação de um único produto digital (Totem), com a finalidade de substituir os cardápios impressos de papel em empresas prestadoras de serviços tais como, lancherias, padarias, restaurantes e hotéis e ainda auxiliar na realização dos pedidos, que podem ser realizados pelo próprio cliente de forma digital. Como nenhuma organização é isolada, precisando interagir com o ambiente externo, se faz um estudo do mercado, do atendimento de necessidades de determinado grupo de pessoas, os clientes, também, detalhar as forças concorrentes e os fornecedores necessários para abastecimento dos processos produtivos, além de mencionar fatores internos controláveis como o produto, o preço praticado, a distribuição da mercadoria e formas promocionais estipuladas. Bem como fez-se o estudo da analise financeira, a demonstração dos cenários financeiros como os investimentos necessários, tanto pré-operacionais como os investimentos fixos, as projeções para formação detalhada das despesas e custos fixos, para poder assim, realizar a formação do preço de venda e consequentemente as projeções de venda, detalhados na demonstração de resultados e projeção de crescimentos anuais, em três cenários, o provável, o pessimista e o otimista. Ainda, menciona o estudo de viabilidade, composto pelos índices de lucratividade, de rentabilidade, que permitem ao gestor avaliar o quanto o empreendimento é interessante. Outro tema do estudo foi o do valor presente liquido, que traz a concepção do valor do dinheiro no tempo, e os payback’s, que estabelecem o tempo de retorno do capital investido, e também as taxas internas de retorno. Relaciona-se também o ponto de equilíbrio, que especifica monetariamente e em unidades quanto se precisa vender para cobrir os custos e começar a gerar lucros, a margem de contribuição e um planejamento dos pagamentos de mercadorias até as condições de crédito oferecidas ao cliente. Diante do exposto, chegou-se ao seguinte problema: É viável econômica e financeiramente a implantação de uma indústria de produtos Tecnológicos? Assim, o objetivo geral do presente trabalho foi analisar se realmente existe a viabilidade econômico-financeira de implantar tal indústria, especificando os objetivos é de importância a identificação desse novo negócio, do seu possível mercado consumidor junto com fatores externos que interferem nas operações, ainda os investimentos necessários, levantamento dos custos e despesas, resultado, formar e projetar o preço de venda juntamente com a receita de vendas, detalhar os demonstrativos do resultado do exercício e fazer uso dos cálculos de viabilidade a fim de orientar o processo de decisão.pt-BRCiências sociais aplicadasAdministraçãoEmpreendimentoMercadoViabilidadeAnálise da viabilidade econômico financeira para implantação do produto totem digitalMonografia