Ost, Denise2015-02-2520142015-02-252015-02-25https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/e6a32c20-b1e7-4ec0-872e-cf2233ac43bf31 f.O objetivo deste artigo foi verificar como conseguir um bom clima organizacional para explicar e fundamentar a motivação dos funcionários nas empresas. Assim, procurou-se conceituar clima organizacional; identificar os desafios na área de gestão de pessoas e analisar como melhorar a gestão de processos através do clima organizacional da empresa AD Arquitetura e Design a fim de melhorar a motivação dos funcionários e como as lideranças das empresas podem auxiliar nisso. Quanto aos objetivos, a pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva, uma vez que os dados coletados e analisados permitem descrever as características do problema. A abordagem é quantitativa. São utilizados os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica e estudo de caso. A população questionada foi composta por sete pessoas da empresa AD Arquitetura e Design, consideradas o público ideal para alcançar o objetivo proposto. Foi aplicado um questionário com 21 questões, onde os questionados puderam responder Sim ou Não às questões propostas. Para manter o sigilo das informações, os questionados não tiveram seus nomes expostos. A análise dos dados foi feita através de gráficos quantitativos, onde foram mostradas as porcentagens das respostas, a fim de conseguir encontrar as soluções para o problema da pesquisa. Os resultados alcançados a partir do questionário aplicado apontou funcionários desmotivados com relação ao cumprimento dos objetivos e metas da organização em virtude da ausência de visão mais ampla da gestão enfatizando mais o ambiente interno e a padronização dos processos de forma a contribuir para o crescimento individual e coletivo.pt-BRCiências Sociais AplicadasGestão de pessoasClima organizacionalMotivaçãoO clima organizacional como ferramenta motivacional aos colaboradores da empresa AD Arquitetura e DesignArtigo