Rodrigues, Andréia de Fátima2019-01-0420182019-01-042019-01-04https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/e7bf77b5-07e9-404a-a470-9e8c5601c8f528 f.O presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa qualitativa e tem como objetivo apresentar entendimentos produzidos por estudantes de uma turma de 9º ano do ensino fundamental sobre os significados do número racional na representação fracionária: número, parte-todo, medida, operador multiplicativo, quociente e razão. Os dados foram produzidos a partir de 12 questões, as quais relacionadas aos seis significados do número racional na representação fracionária foram aplicadas em uma turma de 18 alunos, do 9º ano do Ensino Fundamental. Para as análises foram consideradas, em especial, as proposições apresentadas por Nunes et al (2003), Brasil (1998), Referencial Curricular (2009), Vaz (2016), Nunes e Bryant (1997) e Merlini (2005). O artigo se estrutura nas seguintes unidades de análise: I) Entendimentos produzidos pelos alunos do 9º ano sobre o número racional na representação fracionária a partir de seus diferentes significados; II) Significado Número; III) Significado Parte-todo; IV) Significado Razão; V) Significado Medida; VI) Significado Quociente; VII) Significado Operador Multiplicativo. De acordo com a pesquisa pode ser observado que existe uma grande fragilidade no entendimento dos estudantes com relação ao número fracionário e bem marcado o frequente uso do significado Parte-todo.pt-BRCiências exatas e da terraMatemáticaNúmero FracionárioSignificadosEnsino FundamentalNúmero racional na representação fracionária: entendimentos produzidos por estudantes de uma turma do 9º ano do ensino fundamentalMonografia