Pelinson, Débora Ribeiro2015-04-3020142015-04-302015-04-30https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/e8014e9a-212a-46b0-8529-5994e624c2ea52 f.O presente Trabalho de Conclusão de Curso busca aprofundar o estudo a respeito das imagens apresentadas nos livros didáticos de História dos afrodescentes e suas mudanças com o passar do tempo com relação a foco e abordagem. O estudo desta temática por muito foi deixado de lado, mas com a tomada de consciência da importância de todas as etnias da formação do povo brasileiro a pesquisa foi realizada nos próprios livros didáticos, pois, mesmo com a legislação dizendo que todos são iguais muitas etnias sofrem um preconceito senão explícito, de forma velada. Além desses, alguns pensadores desse mesmo tema acresceram no resultado desse trabalho. O principal objetivo é perceber que as imagens dos livros didáticos são uma maneira de perceber qual a imagem subliminar que a sociedade faz dos afrodescendentes e como a busca de igualdade de condições sociais e respeito transformaram também essa imagem impressa no objeto de estudo da maioria dos estudantes. Percebi que a o afrodescendente ainda é relatado como escravo, mas que está no educador em sala de aula levar o educando a pensar a respeito dessa imagem presente no livro didático e a partir dela formar opiniões e mudar estereótipos sociais não somente dos afrodescendentes, mas, da sociedade como um todo.pt-BRCiências HumanasHistóriaLivros didáticosAfrodescendentePreconceitoProfessorA imagem do afrodescendente no livro didáticoTCC