Rodrigues, Maicon2018-07-0520172018-07-052018-07-05https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/edec6aec-41db-4bf3-9d16-f4e9ddc2d60140 f.O presente estudo, de natureza qualitativa e quantitativa, tem como principal objetivo investigar os motivos que levam pessoas a aderir e manter-se ou desistir dos exercícios físicos na Boa Forma Academia, da cidade de Ijuí – RS, através de uma pesquisa descritiva, com delineamento de levantamento. A população da pesquisa contou com dois grupos: 15 alunos ativos frequentando regularmente (grupo 1), matriculados há mais de três meses e 15 ex-alunos (grupo 2), ausentes há mais de um mês, ambos os grupos com idade entre 20 a 29 anos, de ambos os gêneros, sendo no grupo 1: seis mulheres e nove homens e no grupo 2: oito mulheres e sete homens, em ambos os grupos variou classe social, profissão e nível de escolaridade. Os dados foram coletados através de questionário semiestruturado, contendo perguntas abertas e fechadas, visando obter informações pessoais e intenções com a prática, respondido presencialmente na academia. Constatou-se que ao término da aplicação do questionário e análise dos dados que os principais motivos apontados para adesão em ordem decrescente foram: estética, bem-estar, saúde, melhora da aptidão física, prazer pela prática e socialização. Por outro lado, os principais motivos apontados para a desistência da prática foram: falta de tempo, situação financeira, falta de motivação, problemas de saúde, preguiça, distância da academia, mudança de endereço e falta de resultados. Os diversos fatores apontados na pesquisa devem ser cuidadosamente analisados e avaliados pelos profissionais da área da Educação Física, juntamente com empresários do segmento, para que com ações direcionadas e em conjunto possam fortalecer os fatores de adesão e minimizar os fatores que causam a desistência e a rotatividade nas academias de ginásticas.pt-BRCiências da saúde.Educação física.Motivos.Adesão.Desistência.Alunos.Ex-alunos.Aderência, manutenção e desistência das práticas em academiaMonografia