Borba, Raíza Goi2015-10-1420142015-10-142015-10-14https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/ee22c283-99e2-4c9a-a716-5481f62470d090 f.Difícil não associar futebol com “paixão nacional”, o esporte é apontado pelos brasileiros como “a maior das paixões” no país. Dessa forma, as questões que envolvem a modalidade são capazes de mover multidões. Por isso, este estudo busca analisar os efeitos da comunicação na formação da opinião dos indivíduos a partir do episódio de racismo no futebol brasileiro envolvendo os torcedores do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e o goleiro Aranha, do Santos Futebol Clube, em partida válida pela Copa do Brasil de 2014. A pesquisa, por meio de abordagem qualitativa, foi realizada com 44 pessoas divididas em grupos que consumiram diferentes tipos de mensagem. Estas também foram classificadas em perfis que consideram o time de futebol e o conhecimento delas sobre a modalidade. A partir da análise comparativa entre a estrutura das mensagens e as respostas dos receptores foi comprovado que determinado tipo de conteúdo gera maior influência nas opiniões dos indivíduos, o que confirma os efeitos dos meios de comunicação, ampliando os estudos na área.pt-BRCiências Sociais AplicadasComunicação SocialJornalismoEfeitosComunicaçãoFutebolRacismoPátria das chuteiras e do racismo: um estudo sobre os efeitos da comunicação na formação da opiniãoMonografia