Giehl, Débora Francieli2012-08-1720122012-08-172012-08-17https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/ee9efb58-a24c-4af7-aa67-a1bed100a59019 f.A partir do final da década de 70, um dos construtos mais intensamente investigados em comportamento organizacional foram os estudos sobre Comprometimento Organizacional e tal relevância é pelo interesse dos gestores nos impactos por ele exercido sobre o contexto organizacional, ao buscar formas de gerenciar o comprometimento de seus funcionários utilizando-o como diferencial competitivo. Diante disso, este artigo visa a verificar o estilo de Comprometimento Organizacional predominante em uma Empresa prestadora de Serviços Contábeis do município de Santa Rosa - RS. Para atingir o objetivo deste trabalho, foi realizada uma pesquisa aplicada, de cunho quantitativo e qualitativo, exploratória e descritiva. A pesquisa foi bibliográfica, de levantamento, de campo e um estudo de caso. Para o levantamento dos dados, foi utilizado um questionário contendo duas partes, uma de caracterização do perfil dos participantes e a outra contendo as três escalas de comprometimento organizacional Afetiva, Calculativa e Normativa, elaborados por Siqueira nas versões 1995 e 2000 (apud, SIQUEIRA, TAMAYO et al, 2008). Concluiu-se de acordo com os resultados obtidos que o comprometimento afetivo é o que prevalece na empresa, mas há indecisão por parte dos funcionários quanto ao seu compromisso afetivo com a organização, pois eles acreditam que se deixassem a empresa não teriam perdas sociais, perdas de investimentos feitos na organização, perdas de retribuições organizacionais, nem perdas profissionais e também acreditam que não devem ter obrigações e deveres morais com a empresa.pt-BRComprometimento organizacionalGestão de pessoasEmpresa de serviços contábeisO comprometimento organizacional em uma empresa prestadora de serviços contábeisMonografia