Menegazzi, Jéssica Taiane2017-07-2720162017-07-272017-07-27https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/ef9a9448-f3af-4f21-ba2f-919c052e594821 f.Em cenário competitivo e de instabilidades, as empresas buscam alinhar seus processos organizacionais para manterem-se competitivas e tomar as decisões corretas. Partindo desse pressuposto, o estudo teve como objetivo analisar as dimensões do alinhamento organizacional enquanto ferramenta de apoio ao processo de gestão e a melhor governança. O alinhamento foi estudado em uma empresa do agronegócio a partir da aplicação de questionários, conforme o modelo de Labovitz; Rosansky (1997) buscando analisar o nível de alinhamento e os instrumentos que a organização usa para sustentá-lo. A metodologia caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, descritiva e qualitativa, com procedimentos técnicos bibliográficos, documental e estudo de caso. Dessa forma, verificou-se que na empresa pesquisada o nível de alinhamento é precário e insuficiente para considerar a empresa alinhada ao propósito central, contudo, com possibilidade potencial de melhorias. O alinhamento vertical na relação da dimensão da estratégia e das pessoas se apresenta como insipiente e pouco estruturado. No que se refere ao alinhamento horizontal, na dimensão dos processos e clientes, ficou evidenciado que os processos precisam se alinhar melhor para atender e interagir com o que o cliente necessita. Conclui-se que o estudo do alinhamento organizacional na organização propiciou a incorporação de uma importante ferramenta no apoio ao processo de gestão e enfatizou a necessidade de que a os gestores utilizem instrumentos que permitam o melhor controle, o alinhamento entre estratégia e pessoas, clientes e processos, possibilitando uma melhor governança.pt-BRCiências Sociais AplicadasControladoriaGestão empresarialProcessos de GestãoAlinhamento organizacionalProcesso decisórioGovernança organizacionalO alinhamento organizacional enquanto ferramenta de apoio ao processo de gestão e a melhor governança em uma empresa do agronegócioArtigo