Paula, Ellen2019-07-1120182019-07-112019-07-10https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/f053ba7b-e9e3-4198-95cc-e3cbc7323d3616 f.O presente artigo nasce de algumas inquietações que surgiram ao longo da minha vida pessoal e acadêmica. Trata sobre o importante lugar da afetividade na formação humana do indivíduo e como o afeto se estabelece na prática pedagógica e aprendizagem das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No decorrer do trabalho, será mencionada a importância do afeto, da autoestima e da relação entre a afetividade e a aprendizagem. Também será discutida a relação do afeto no âmbito familiar. A metodologia utilizada para atingir o objetivo, se fez através de uma pesquisa de campo realizada com professoras dos Anos Iniciais de duas escolas uma pública e outra privada do município de Ijuí. Com o relato das educadoras foi possível perceber, na prática, o lugar do afeto na aprendizagem das crianças. O trabalho foi baseado em investigação bibliográfica a partir de autores que sustentam as ideias que serão apresentadas, sendo os principais Paulo Freire, Fernando Savater, Humberto Maturana, Celso Antunes e Piaget.pt-BRCiências humanas.Pedagogia.Afetividade.Aprendizagem.Crianças.Anos Iniciais.O lugar da afetividade na aprendizagem de criançasMonografia