Copetti, Jocieli Rosane2013-01-2520122013-01-252013-01-25https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/f2fd092e-df31-42e7-9bb7-bc3f3925c76d47 f.A cada dia os alunos com necessidades especiais têm chegado às escolas regulares e com isso gerado a necessidade de pensar no processo de inclusão de uma forma efetiva que contemple suas necessidades. O estudo realizado tem como tema “A Educação Física Escolar e o Autismo: Um Relato de Experiência no Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (IMEAB) no Município de Ijuí (RS)”. Tendo como objetivo investigar quais as dificuldades encontradas pelo professor de Educação Física no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais, mais especificamente o aluno com autismo. A abordagem da pesquisa é descritiva qualitativa, com coleta de dados através de entrevista semiestruturada, realizada com um professor do ensino fundamental e observação de aulas práticas de Educação Física. Percebemos que não é somente o despreparo, mas sim a dificuldade de trabalhar com o aluno autista, pela sua disposição em participar de todas as atividades o que desprende do professor uma maior atenção em preparar as aulas e também as atividades propostas. A inclusão de alunos autistas nas aulas de Educação Física não depende somente dos professores, mas também de uma política inclusiva que estimule também os alunos em participar de todo o processo de inclusão.pt-BREducação físicaEducação física escolarCiências da SaúdeAutismoInclusãoA educação física escolar e o autismo: um relato de experiência no Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (IMEAB) no município de Ijuí (RS)Monografia