Laureano, Natan de Vargas2021-01-2620202021-01-262021-01-26https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/f324c5c3-eeb4-4fbd-a306-5412d56168ce83 f.O agronegócio de modo geral está em evidência no decorrer dos últimos anos, devido a importância e representatividade para o cenário econômico brasileiro, sendo ele representante de uma fatia significativa do produto interno bruto (PIB), destacando-se a cultura da soja. Neste cenário, o mercado da produção de sementes de soja torna-se cada vez mais competitivo, havendo evolução significativa no quesito tecnologia, tanto no produto quanto no processo de produção. Isto demanda das empresas privadas, assim como das cooperativas, a necessidade de profissionais capacitados para fazer a gestão de forma estratégica, com olhos atentos para o setor de custos, preços, margens, que são diferenciais decisivos na hora da venda. Neste contexto o objetivo do estudo consiste em analisar a combinação da produtividade e resultado da margem de contribuição gerada no processo de produção da semente de soja e seus impactos na projeção de resultados, instrumentalizando a gestão desta atividade. Utilizou-se da metodologia cientifica no delineamento do estudo, classificando-se como pesquisa aplicada e descritiva no que se refere ao seu objetivo, com a abordagem do problema de forma qualitativa, a coleta de dados foi efetuada por intermédio da observação in loco e de entrevistas não estruturadas com os colaboradores e gestores. Desta forma, foi mapeado todos os processos de produção, apuração dos custos unitários, por meio do método de custeio por absorção e variável, extraindo os seus respectivos resultados. Constatou-se no estudo que há diferenças significativas entre o valor de compra com o custo de produção e o preço de venda, no quesito volume não é diferente, colocando-se como um desafio para os gestores, encontrar a melhor solução, baseando-se em dados confiáveis e informações geradas no setor Contábil, que são decisivas na definição das estratégias para o futuro da empresa. Conclui-se que o mercado de sementes de soja, se gerenciado de forma profissional a partir dos indicadores contábeis gerenciais, tem espaço para um maior crescimento no mercado, trazendo mais rentabilidade e lucratividade para o setor.pt-BRCiências sociais aplicada.Ciências contábeis.Gestão.Produção de sementes.Margem de contribuição.Decisão,Estratégia.A relevância da margem de contribuicão na Combinação de resultados da produção de sementes: o Caso da semente de sojaTCC