Lang, Adriano Gerd2011-12-0720072011-12-072011-12-07https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/f336230a-5027-4b77-92bf-ca936ccbe84695 f.As tecnologias da informação e comunicação, em especial o computador e a internet, significam novos modos de aprender e ensinar em uma sociedade que vai transformando-se, rapidamente, por conta do desenvolvimento tecnológico. Neste estudo procuramos investigar as potencialidades de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), viabilizado na Internet, como espaço de interação e comunicação, questionando sua efetividade como ambiente de aprendizado, em especial o aprendizado que acontece de forma espontânea. Buscamos nos referenciais teóricos de Grinspun, Moran, Lévy, Vygotsky e outros, recursos que apontam para novos paradigmas nos processos de ensino-aprendizagem, baseados na autonomia, interação, colaboração e cooperação. A pesquisa empírica adotou a abordagem qualitativa, com o uso de questionários aos alunos participantes e o controle - transparente ao usuário - dos acessos ao AVA, através de ferramentas de suporte e administração. A análise dos dados leva a admitir seriamente o potencial destes espaços como efetivos meios de suporte à educação institucionalizada e à aprendizagem autônoma, como meios auxiliares à educação presencial.pt-BRAVAAmbiente virtualAutonomiaAutoformaçãoAutoaprendizagemAmbientes virtuais complementando o espaço formal de aprendizagemDissertação