Ketzer, Araciele Maria2014-06-0420132014-06-042014-06-04https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/f74db557-ce04-4440-8e6a-caf0b44c280993 f.A comunicação está presente em todas as práticas sociais, constituindo-se como peça fundamental para o desenvolvimento da sociedade. A revolução dos meios de comunicação de massa, do acesso à informação e do alcance das tecnologias define a mídia como agência socializadora, presente em todos os segmentos. Este contexto deu origem a um novo campo do conhecimento, a educomunicação, que associa as áreas da comunicação à educação. Apesar dos diversos estudos que estão sendo realizados, esta área ainda é pouco conhecida. O objetivo deste trabalho foi produzir um diagnóstico sobre a educomunicação no município de Ijuí-RS, e a partir disso, avaliar como professores e alunos vêem a prática de usar os meios de comunicação para promover o conhecimento. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas, realizado com 50 alunos de uma escola municipal, 50 alunos de uma escola estadual e 50 alunos de uma escola particular, somando um total de 150 estudantes. Além disso, outro questionário foi aplicado a 12 professores, subdividos da mesma forma. O suporte teórico foi a Teoria da Recepção e conceitos relacionados à educomunicação. O resultado da análise revela um cenário aberto às práticas educomunicativas, mas, ao mesmo tempo, uma cultura de ensino tradicional, com a qual os alunos não se identificam mais.pt-BRCiências Sociais AplicadasComunicação SocialJornalismoEducomunicaçãoIjuíDiagnósticoComunicação na educação: um estudo com professores e alunos de IjuíMonografia