Dierings, Júlia Maiara2014-10-0620142014-10-062014-10-06https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/fb70cab9-d7a4-4ffd-b008-ec8a2b76dbd281 f.A formação do caráter humano é resultado das relações que este tem na sociedade. Logo, a escola tem grande influência nessa formação, já que grande parte do tempo e das relações são estabelecidas na idade escolar. A partir desse momento, a convivência com as diferenças faz parte das relações humanas. Por isso, esta monografia é o resultante de uma proposta voltada aos indivíduos com necessidades especiais e sua inclusão na escola regular. O objetivo foi a elaboração de uma mesa escolar para o público alvo supracitado, delimitando aos que possuem deficiência física. O trabalho contou com pesquisa bibliográfica, documental e de campo, que investigaram o ambiente escolar, a inclusão, as dificuldades encontradas por estes alunos incluídos e como o design poderia auxiliar na resolução dos problemas neste campo social. Neste sentido, a pesquisa teve foco no mobiliário, através do estudo de caso de um aluno com necessidades especiais incluído na rede regular, que possui ausência dos membros superiores. O projeto resultou em uma mesa para os indivíduos com necessidades especiais, buscando contribuir no processo de ensino aprendizagem nas escolas regulares de educação; o design simples de uma mesa com manta magnética e acessórios, os quais auxiliam na autonomia do aluno. A proposta buscou o incentivo a inclusão escolar por meio do design social.pt-BRCiências Sociais AplicadasDesignDesign de ProdutoDesign socialPessoas com necessidades especiaisInclusãoMobiliárioDesign inclusivo: uma proposta de mesa escolar para fruição de alunos com necessidades especiaisMonografia