Valores organizacionais: um estudo em uma empresa gaúcha

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dc.contributor.author Pinto, Márcia Regina da Rosa
dc.date.accessioned 2012-09-06T11:43:32Z
dc.date.available 2012
dc.date.available 2012-09-06T11:43:32Z
dc.date.issued 2012-09-06
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1152
dc.description 21 f. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo identificar se existe alinhamento entre os valores organizacionais reais e desejáveis em uma empresa gaúcha, obtendo-se como referência dois níveis hierárquicos: estratégico e tático. A tentativa é que esse estudo possa contribuir com a organização para um reconhecimento de seus valores reais e desejáveis, visando a perceber o grau de interação ou distanciamento entre ambos. Para alcançar o objetivo proposto realizouse uma pesquisa aplicada, de cunho quantitativo, utilizando-se de uma amostra intencional e de cunho qualitativo, exploratório e descritivo. A pesquisa está classificada como bibliográfica, documental, levantamento e estudo de caso. Para o levantamento dos dados utilizou-se um questionário-padrão denominado Inventário de Valores Organizacionais, composto por 36 itens, seguidos de uma escala com sete pontos de zero a seis. Em todos os itens considerou-se o grau de prevalência da resposta nas opções real e desejável. Para analisar os dados selecionou-se o modelo cultural dos tipos motivacionais divididos em três dimensões bipolares: autonomia versus conservadorismo; hierarquia versus igualitarismo; domínio versus harmonia (TAMAYO, apud Siqueira, 2008). Conforme o objetivo proposto constata-se nos resultados, por um lado a aproximação de um equilíbrio entre os valores reais e desejáveis pela organização e, por outro a necessidade de se tornar concretos alguns valores que predominam no campo do desejável. No nível tático observou-se maior desejo pela autonomia e igualitarismo, nas duas primeiras dimensões bipolares. Enquanto o nível estratégico manifestou maior desejo pelo conservadorismo e hierarquia. Havendo interesse de ambos os níveis pela harmonia. Portanto, confirma-se um desalinhamento de valores reais e desejáveis na organização, o que gera certa preocupação devido ao impacto que o mesmo poderá ter em médio e longo prazo sobre os objetivos e resultados que a empresa deseja atingir. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Valores organizacionais pt_BR
dc.subject Comportamento organizacional pt_BR
dc.subject Gestão de pessoas pt_BR
dc.title Valores organizacionais: um estudo em uma empresa gaúcha pt_BR
dc.type Monografia pt_BR
mtd2-br.advisor.instituation Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul pt_BR
mtd2-br.advisor.name Pizolotto, Maira Fátima


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