Número racional na representação fracionária: entendimentos produzidos por alunos da educação básica

Show simple item record

dc.contributor.author Campos, Claudia Fatima de Matos
dc.date.accessioned 2013-12-20T17:04:25Z
dc.date.available 2013
dc.date.available 2013-12-20T17:04:25Z
dc.date.issued 2013-12-20
dc.identifier.uri http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1930
dc.description 19 f. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo constitui-se a partir de pesquisa qualitativa com abordagens quantitativas, tem como objetivo investigar os entendimentos que os alunos da Educação Básica apresentam acerca dos números racionais na representação fracionária, envolvendo os cinco significados. Os dados empíricos foram produzidos por meio de questões desenvolvidas com uma turma de alunos do 1° ano do ensino médio, em uma escola da rede Estadual de Ensino no Município de Panambi/RS. Os dados foram organizados em quadros e analisados a partir de proposições e ideias apresentadas por Nunes e Bryant (1997), Nunes et al (2003), Campos e Magina (2005), Merlini (2005), Brasil (1998), Brasil (1997), Referencial Curricular (2009) e Silva (2005), a partir de unidades de análises que consideram os significados para os números racionais na representação fracionário: parte–todo, quociente, medida, operador multiplicativo e número. A análise permitiu apontar que os alunos apresentam entendimentos frágeis em relação ao conceito dos números racionais na representação fracionária e que a ideia de dupla contagem se mostra presente em várias situações propostas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Número racional pt_BR
dc.subject Representação fracionária pt_BR
dc.subject Entendimentos dos alunos pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Ciências Exatas e da Terra pt_BR
dc.title Número racional na representação fracionária: entendimentos produzidos por alunos da educação básica pt_BR
dc.type Artigo pt_BR
mtd2-br.advisor.instituation Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul pt_BR
mtd2-br.advisor.name Battisti, Isabel Koltermann


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account