Principais preocupações de um grupo de professores de matemática

Show simple item record

dc.contributor.author Knob, Luis Gustavo Haas
dc.date.accessioned 2014-10-31T17:36:04Z
dc.date.available 2014
dc.date.available 2014-10-31T17:36:04Z
dc.date.issued 2014-10-31
dc.identifier.uri http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2460
dc.description 18 f. pt_BR
dc.description.abstract A presente escrita se faz considerando uma investigação que objetiva ampliar compreensões acerca do ensino de matemática a partir das percepções de um grupo de professores de matemática, considerando suas principais preocupações relacionadas a sua atuação em sala de aula e aos seus alunos. A pesquisa considera abordagens quantitativas, mas principalmente qualitativas, os dados empíricos constituíram-se a partir de questionários com os professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, participantes de um programa de formação continuada, promovido por uma Coordenadoria de Ensino, do interior do estado do Rio Grande do Sul, no ano de 2014. As análises fundamentaram-se, especialmente, em Pais (2006) e Muniz (2008). A partir da análise podemos considerar que as principais preocupações dos professores estão relacionadas à aprendizagem de seus alunos, abrangendo a dificuldade na compreensão da matemática, a falta de interesse e estão intrinsicamente relacionadas às formas de ensinar, principalmente à metodologias de ensino que consideram os princípios pedagógicos da contextualização e da interdisciplinaridade. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ciências Exatas e da Terra pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Contextualização pt_BR
dc.subject Preocupações dos professores pt_BR
dc.title Principais preocupações de um grupo de professores de matemática pt_BR
dc.type Artigo pt_BR
mtd2-br.advisor.instituation Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul pt_BR
mtd2-br.advisor.name Battisti, Isabel Koltermann


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account