Estratégias de manutenção e fidelização Ativa Operadora Assessoria e Corretora de Seguros Ltda

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dc.contributor.author Gonçalves, Tayana Machado
dc.date.accessioned 2014-11-11T11:31:08Z
dc.date.available 2014
dc.date.available 2014-11-11T11:31:08Z
dc.date.issued 2014-11-11
dc.identifier.uri http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2496
dc.description 79 f. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho buscou elucidar a importância da manutenção e fidelização de clientes no atual contexto competitivo. Com o mercado tão desafiante, a alternativa que se coloca às empresas para o seu crescimento é o estabelecimento de relacionamentos de longo prazo com os seus clientes, onde o difícil não é fazer novos clientes, mas conservar os que existem. Para isso se faz necessário que as empresas possam proporcionar aos clientes o máximo de satisfação em relação às expectativas desses com a aquisição de algum produto ou serviço. Assim, estabelecer com os clientes um relacionamento duradouro, por meio da manutenção e fidelização, passa a ser um ponto crucial para a sobrevivência das empresas. O presente estudo consiste em uma pesquisa que visa identificar o nível de satisfação dos clientes da empresa Ativa Seguros, localizada na cidade de Ijuí/RS, atuando há 15 anos no ramo de seguros e a percepção do gestor com relação ao tema, a fim de propor estratégias de manutenção e fidelização para que a carteira de clientes da empresa seja mantida. Para tratar do assunto, buscou-se embasamento teórico de autores conceituados que tratam dos assuntos relevantes para o trabalho. O tipo de pesquisa realizada foi exploratório, com método de abordagem quantitativo e qualitativo. Na etapa quantitativa foram aplicados 46 questionários com a finalidade de saber o quão satisfeito estão os clientes, pôde-se constatar que esses clientes apresentam um bom nível de satisfação, pois cada item pedido ultrapassou 75% de satisfação, mostrando que os clientes consideram-se satisfeitos nos quesitos perguntados. Porém, pela vasta carteira de clientes, é interessante que a empresa dê continuidade nesse tipo de pesquisa, já que não realiza pesquisas de satisfação. Na parte qualitativa foi realizada uma entrevista com o sócio Sr. Alexandre da Rosa Bertoldo para levantar informações relevantes para a pesquisa, onde se percebe que a maior deficiência da empresa é no pós-venda, com isso foi elaborado um plano de ação através da ferramenta 5W2H, ou seja, um conjunto de estratégias para construir, manter e aprimorar o relacionamento com os clientes, através da efetivação do marketing de relacionamento, culminando a fidelização, pois quanto mais fiéis, maior a vida útil da carteira de clientes da empresa. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ciências Sociais Aplicadas pt_BR
dc.subject Administração pt_BR
dc.subject Satisfação pt_BR
dc.subject Manutenção pt_BR
dc.subject Fidelização pt_BR
dc.subject Marketing de relacionamento pt_BR
dc.title Estratégias de manutenção e fidelização Ativa Operadora Assessoria e Corretora de Seguros Ltda pt_BR
dc.type TCC pt_BR
mtd2-br.advisor.instituation Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul pt_BR
mtd2-br.advisor.name Griebeler, Marcos Paulo Dhein


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