Representação fracionária no ensino médio: incompreensões conceituais

Show simple item record

dc.contributor.author Kraisig, Adriana Roselia
dc.date.accessioned 2015-04-17T11:48:29Z
dc.date.available 2015
dc.date.available 2015-04-17T11:48:29Z
dc.date.issued 2015-04-17
dc.identifier.uri http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2698
dc.description 18 f. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de analisar quais são as dificuldades de alunos que estão concluindo o ensino médio, com relação ao conceito de número racional na representação fracionária. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu a partir de uma busca de pesquisa que tratava sobre a temática e a teoria dos registros de representação semiótica de Duval (2004, 2009). Este processo permitiu a elaboração de um instrumento de coleta de dados, contendo onze situações problemas, considerando os significados de frações defendidos por David e Fonseca (1997), os quais são: fração como medida, fração como quociente, fração como razão, comparando grandezas de naturezas diferentes e fração como operador. Este instrumento foi aplicado a duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio. As respostas dos alunos foram analisadas considerando as atividades de conversão e tratamento, a partir da organização de um banco de dados com a explicitação dos acertos e erros dos alunos, para cada questão. Concluímos que os alunos embora concluintes do ensino médio, ainda não compreendem e significam o conceito de números racionais, na sua representação fracionária. Isso nos leva a afirmar que é necessário uma mudança profunda no processo de ensino desenvolvido na educação básica na matemática. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ciências Exatas e da Terra pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Registros de representação semiótica pt_BR
dc.subject Números racionais pt_BR
dc.subject Significados pt_BR
dc.subject Representação fracionária pt_BR
dc.title Representação fracionária no ensino médio: incompreensões conceituais pt_BR
dc.type Artigo pt_BR
mtd2-br.advisor.instituation Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul pt_BR
mtd2-br.advisor.name Nehring, Cátia Maria


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account