Noções intuitivas do cálculo diferencial e integral no ensino médio: é possível?

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dc.contributor.author Silva, Ana Júlia dos Santos da
dc.date.accessioned 2015-04-17T12:20:37Z
dc.date.available 2015
dc.date.available 2015-04-17T12:20:37Z
dc.date.issued 2015-04-17
dc.identifier.uri http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2701
dc.description 22 f. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa elaborada como trabalho de sistematização do curso em Matemática – Licenciatura, a qual visa discutir acerca do estudo de noções do Cálculo Diferencial e Integral no ensino médio, de forma especial ao conceito de limite, e possíveis tratativas neste nível de ensino. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa e considera atividades elaboradas e desenvolvidas pela pesquisadora com um grupo de alunos do segundo ano do ensino médio de uma Escola Militar da rede estadual de ensino. O material empírico da pesquisa constitui-se a partir do planejamento de aulas, anotações no diário de campo e registros dos alunos produzidos a partir do desenvolvimento do planejamento. Os dados foram analisados com base nas proposições de Bento Jesus Caraça (1951), Nilson José Machado (1990), a partir das unidades de análise: “Triângulo de Sierpinski: Progressão Geométrica e Função Exponencial” e “Quanto maior a quantidade de termos da PG, mais fácil será a verificação da tendência desta sequência?”. As análises indicam que é possível trabalhar com alunos do ensino médio noções básicas do Cálculo de forma intuitiva, de tal forma que possibilitem a produção de sentidos e a negociação de significados. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ciências Exatas e da Terra pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Cálculo diferencial pt_BR
dc.subject Cálculo integral pt_BR
dc.subject Noção intuitiva de limite pt_BR
dc.subject Alunos do ensino médio pt_BR
dc.subject Progressão geométrica pt_BR
dc.subject Função exponencial pt_BR
dc.title Noções intuitivas do cálculo diferencial e integral no ensino médio: é possível? pt_BR
dc.type Artigo pt_BR
mtd2-br.advisor.instituation Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul pt_BR
mtd2-br.advisor.name Battisti, Isabel Koltermann


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