Paralelismo: que significados são produzidos por um grupo de licenciandos em matemática?

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dc.contributor.author Welter, Franciéli Cristina
dc.date.accessioned 2015-04-17T12:27:21Z
dc.date.available 2015
dc.date.available 2015-04-17T12:27:21Z
dc.date.issued 2015-04-17
dc.identifier.uri http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2702
dc.description 20 f. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo se constituiu a partir de uma pesquisa qualitativa com abordagens quantitativas e tem como objetivo elucidar os significados produzidos por licenciandos de um curso de matemática a partir do desenvolvimento de situações-problema relacionados ao conceito de paralelismo, considerando elementos da teoria dos registros de representação semiótica. Os dados empíricos foram produzidos a partir de um instrumento de avaliação composto por 15 questões/situações-problema, destas foram consideradas para análise três, as quais envolveram o conceito de retas paralelas. Este instrumento de avaliação foi desenvolvido por alunos que cursavam uma disciplina, que considera conceitos da geometria plana, de um curso de licenciatura em Matemática. Os dados foram organizados em um quadro e analisados conforme três unidades de análise: retas paralelas e a circunferência, retas paralelas e ângulos e retas paralelas e o 5º postulado de Euclides. As análises basearam-se, especialmente, nas ideias de Soares (2007); Brasil (1998, 2006); Moretti (2002); Palles e Silva (s/d), Machado (1990) e Caraça (2002). A pesquisa indica que, no que tange ao paralelismo de retas com relação à circunferência, os alunos utilizaram, especialmente, a conversão entre a língua natural e o registro figural, sendo que a partir destas apresentaram argumentos para responder a situação-problema. Ao relacionar a ideia de retas paralelas com ângulos obtidos a partir de retas paralelas e uma transversal, a maioria dos alunos realizou tratamentos considerando a representação algébrica. Ao tratar do paralelismo com relação ao 5º Postulado de Euclides, os alunos elaboraram vários significados, dentre eles ganha destaque, a importância das discussões acerca do mesmo terem gerado a criação das geometrias não euclidianas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ciências Exatas e da Terra pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Registros de representação semiótica pt_BR
dc.subject Retas paralelas pt_BR
dc.subject Significados produzidos por licenciandos pt_BR
dc.title Paralelismo: que significados são produzidos por um grupo de licenciandos em matemática? pt_BR
dc.type Artigo pt_BR
mtd2-br.advisor.instituation Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul pt_BR
mtd2-br.advisor.name Battisti, Isabel Koltermann


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