A matemática no ensino médio politécnico: entendimentos produzidos por um grupo de professores

Show simple item record

dc.contributor.author Pomina, Geisi
dc.date.accessioned 2015-04-17T12:49:38Z
dc.date.available 2014
dc.date.available 2015-04-17T12:49:38Z
dc.date.issued 2015-04-17
dc.identifier.uri http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2703
dc.description 23 f. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo se constitui a partir de uma pesquisa que objetiva compreender entendimentos dos professores de Escolas Públicas de um Município do interior do Estado do Rio Grande do Sul, sobre o Ensino de Matemática diante da proposta de Ensino Médio Politécnico. A presente pesquisa se constitui a partir de uma abordagem qualitativa, considerando dados quantitativos, na modalidade de estudo de caso. Os dados empíricos foram produzidos a partir de questionários com os professores de matemática que atuam no Ensino Médio na Rede Pública Estadual do referido município, estes foram organizados em quadros e analisados considerando duas unidades de análise: implementação da proposta de ensino médio politécnico: “é um projeto estadual ao qual os professores deveriam aderir” e matemática no ensino médio: pesquisa, contextualização e interdisciplinaridade. As análises fundamentaram-se, especialmente, em Rio Grande do Sul (2011), Pires (2009) e Brasil (2006). A partir das análises foi possível indicar que os professores não estão inseridos na proposta, que se colocam fora desta, apontando indicativos de uma ideia tecnicista da educação, que estes não se apropriaram dos pressupostos teóricos da proposta, evidenciando que se colocam diante da mesma e do seu desenvolvimento a partir de entendimentos do senso comum. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ciências Exatas e da Terra pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Matemática no ensino médio pt_BR
dc.subject Ensino médio politécnico pt_BR
dc.subject Professores de matemática pt_BR
dc.title A matemática no ensino médio politécnico: entendimentos produzidos por um grupo de professores pt_BR
dc.type Artigo pt_BR
mtd2-br.advisor.instituation Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul pt_BR
mtd2-br.advisor.name Battisti, Isabel Koltermann


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account