A presença da música nos anos iniciais de escolarização: uma pesquisa com professoras do ensino fundamental

Show simple item record

dc.contributor.author Falcão, Sônia Santos
dc.date.accessioned 2015-04-30T14:32:51Z
dc.date.available 2013
dc.date.available 2015-04-30T14:32:51Z
dc.date.issued 2015-04-30
dc.identifier.uri http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2734
dc.description 29 f. pt_BR
dc.description.abstract A presente monografia foi desenvolvida como trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia da Unijuí. O objetivo desta pesquisa foi investigar práticas pedagógicas em música sob a perspectiva de três professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que atuam em uma escola pública do município de Ijuí (RS). Para isso, procurou-se conhecer em que momento a música está presente nos planos de aula do professor, questionar o professor sobre o trabalho musical desenvolvido e a reação das crianças ao trabalho/o contato com a música, bem como verificar quais abordagens metodológicas em música utilizadas pelo mesmo no contexto escolar. Além de considerar a legislação vigente sobre os temas, os referenciais teóricos estudados incluem autores dos campos da Educação, como Feil (2004); Giovani (1998); Freire (1998); Garanhani (2004); Nóvoa (1997) e da Educação Musical, como Brito (2003); Joly (2002); Penna (2010); Spanavello e Bellochio (2005). A abordagem metodológica adotada foi a qualitativa, com realização de entrevistas semiestruturadas. A análise de dados foi realizada a partir da organização dos dados em três categorias: (1) Contextualização, (2) importância do trabalho de música em sala de aula e (3) planejamento e ações em música. Os dados revelam que as três professoras investigadas consideram importante o ensino de música, no entanto, nem todas têm um planejamento específico para este componente. Conclui-se que, o ensino musical nos AIEF, embora tenha o respaldo da lei e auxilia o professor no exercício da docência, ainda não é utilizado por todas as professoras como uma prática pedagógica de grande importância no desenvolvimento infantil. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ciências Humanas pt_BR
dc.subject História pt_BR
dc.subject Professor unidocente pt_BR
dc.subject Educação musical pt_BR
dc.subject Práticas educativas pt_BR
dc.title A presença da música nos anos iniciais de escolarização: uma pesquisa com professoras do ensino fundamental pt_BR
dc.type TCC pt_BR
mtd2-br.advisor.instituation Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul pt_BR
mtd2-br.advisor.name Buchmann, Letícia


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account