Abstract:
Atualmente, o cenário do marketing sofreu alterações, a tecnologia e o crescimento das redes sociais na internet causaram mudanças no comportamento do consumidor. Vive-se na era da informação onde o marketing digital assumiu papel vital nas empresas se tornando peça chave na busca de sucesso. Essa era da informação abriu portas para o mercado eletrônico que teve forte crescimento nos últimos anos deixando de ser apenas uma tendência e se tornando realidade. Este estudo consiste em demonstrar como o marketing digital e suas ferramentas podem ser capazes de criar vantagem competitiva, também analisar a aceitação dos consumidores para criação de um site de vendas virtuais, um mercado de forte crescimento e ainda inexplorado pela empresa. A pesquisa classifica-se quanto a sua natureza como aplicada, pois são coletadas informações do referencial teórico. Quanto a sua abordagem é classificada como qualitativa e quantitativa. Qualitativa, pois é realizado recursos e técnicas estatísticas. Quantitativa, pois teve levantamento de dados traduzidos em números.
Quanto aos seus objetivos classifica-se em exploratória, em função do levantamento bibliográfico, e descritiva pois identifica-se e analisa-se situações do estudo. Quanto aos procedimentos técnicos classifica-se como pesquisa bibliográfica, por possuir referencial teórico. Pesquisa de campo através do questionário aplicado aos consumidores. Por fim, também é classificada como estudo de caso com o estudo aprofundado do marketing digital.
A pesquisa através do questionário contou com 462 entrevistados, destes 163 moradores da região Celeiro e 126 da região do Médio Alto Uruguai. A maioria dos entrevistados são do sexo feminino, com idade de até 20 anos e solteiros. Já com relação ao grau de escolaridade e renda mensal, a maioria dos entrevistados possuem salário entre R$800,00 e R$2.400,00 e estão cursando o ensino superior, muito em função de serem jovens de até 20 anos. Os resultados da pesquisa foram muito positivos para empresa, pois mostraram que o mercado sugerido oferece muitas oportunidades. Destaca-se como pontos positivos da aceitação para criação do site de vendas as questões que a maioria dos entrevistados utilizam a internet a mais de 4 anos, a grande maioria compra pela internet, calçado está entre os produtos mais comprados, segurança é um dos motivos da resistência a compra na internet, barreira que pode ser quebrada pelo fato da empresa possuir lojas físicas.
Por fim, a grande maioria daria prioridade de compras no mercado eletrônico a empresas que também possuem lojas físicas.
Conclui-se que este relatório propôs um estudo do marketing digital e análise do marketing da empresa com sugestões de melhorias para busca da sua excelência. Também uma análise da aceitação dos consumidores para criação de um site de vendas virtuais. Para atingir seus objetivos, a proposta utilizou, o estudo da importância do marketing digital e suas ferramentas para verificar seus benefícios os propondo como sugestões de melhorias a empresa no processo de comunicação e relacionamento com clientes. O estudo de análise da aceitação dos consumidores foi realizado através de questionário representado por gráficos que implementam a arquitetura proposta. Assim, este estudo demonstrou a importância do marketing digital e suas ferramentas para criação de vantagem competitiva, também observou nos resultados da pesquisa a grande aceitação dos consumidores para criação de um site de vendas virtuais, tendo como sugestão de melhoria a sua criação para entrada nesse mercado de forte crescimento.