Abstract:
No atual cenário de globalização e de avanço tecnológico vivido pelas empresas, juntamente com a velocidade de transformação da sociedade, no âmbito social, econômico e político. As redes de cooperação podem proporcionar para as MPMEs uma proposta de crescimento e desenvolvimento em conjunto, proporcionando a elas alcançar vantagens competitivas através da cooperação entre empresas, desenvolvendo novos processos e buscando novas estratégias.
As redes de cooperação levam a seus integrantes inúmeras vantagens como, redução de custos, ampliação de mercado, acesso a novos recursos, maior poder de mercado, aprendizagem coletiva, troca de informações entre outras.
A pesquisa foi desenvolvida na rede AREVESC de Santa Cruz do Sul – RS, como resultados expressivos, 61,90% das empresas atribuem como maior beneficio marketing e divulgação na mídia e como segundo maior beneficio para 42,90% vem poder de compra (barganha), oque diretamente podemos relacionar com as principais ações que a rede vem focando os seus esforços até o momento, a troca de informações foi o beneficio relacionado como sendo menos expressivo. Oque demonstra que rede possui vantagens competitivas. Em contrapartida este ainda é um conceito pouco estudado e que existem muitas dificuldades e desafios para o futuro. Contudo conceito de cooperação apresenta-se como um grande avanço tecnológico e uma alternativa para as pequenas e médias empresas.