A resolução de problemas no ensino de matemática: reflexões a partir de vivências em um estágio curricular supervisionado

Show simple item record

dc.contributor.author Bossler, Adriane
dc.date.accessioned 2016-04-13T14:19:29Z
dc.date.available 2015
dc.date.available 2016-04-13T14:19:29Z
dc.date.issued 2016-04-13
dc.identifier.uri http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3285
dc.description 27 f. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo se constitui a partir de uma pesquisa que tem como objetivo ampliar compreensões acerca dos aspectos teóricos constitutivos da resolução de problemas como uma metodologia de ensino, a partir do seguinte questionamento: quais indícios da metodologia de ensino resolução de problemas se mostram no processo de ensino e de aprendizagem matemática, mais especificamente, no planejamento e no desenvolvimento de atividades desencadeadoras de aprendizagens que consideram o conceito de equações de 2º grau? O material empírico do estudo considera o relatório final de Estágio Curricular Supervisionado desenvolvido junto a uma turma do 9º ano do ensino fundamental. Para as análises serão consideradas as etapas propostas por Polya em 1978: a compreensão do problema; a elaboração de um plano; a execução do plano e a verificação dos resultados. As análises possibilitaram a percepção de que ao utilizar a metodologia de ensino de resolução de problemas é inevitável não passar pelas etapas descritas pelo autor, e quando a situação é bem trabalhada e explorada pelo professor, encontramos vários indícios e registros que indicam que os aspectos teóricos se concretizam na prática, auxiliando, dessa forma, a aprendizagem. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ciências Exatas e da Terra pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Equação de 2º grau pt_BR
dc.subject Estágio curricular supervisionado pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.subject Resolução de problemas pt_BR
dc.title A resolução de problemas no ensino de matemática: reflexões a partir de vivências em um estágio curricular supervisionado pt_BR
dc.type Artigo pt_BR
mtd2-br.advisor.instituation Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul pt_BR
mtd2-br.advisor.name Battisti, Isabel Koltermann


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account