A educação física nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise das escolas em Santa Rosa – RS

Show simple item record

dc.contributor.author Zottis, Sérgio Antônio Moreira
dc.date.accessioned 2016-04-20T11:28:44Z
dc.date.available 2015
dc.date.available 2016-04-20T11:28:44Z
dc.date.issued 2016-04-20
dc.identifier.uri http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3386
dc.description 62 f. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo, sobre o título “A Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise das escolas em Santa Rosa – RS” é um estudo que tem por objetivo investigar as práticas pedagógicas das aulas de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental em três instituições de ensino; identificando a relação do plano de ensino, com as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professor nestas instituições de ensino. Em continuidade a este objetivo, busca-se investigar especificamente, a relação teoria e prática nas aulas de Educação Física; observar as práticas pedagógicas dos professores da rede pública e privada nas aulas de Educação Física nas séries iniciais; bem com, identificando qual o conhecimento dos diretores e professores, das instituições de ensino, sobre as abordagens pedagógicas da Educação Física. Este estudo caracteriza-se uma abordagem descritiva/qualitativa, valendo-se de revisão bibliográfica a cerca das temáticas para sua composição, sendo utilizado o método de pesquisa descritiva, objetivando abordar o problema proposto. Contudo, serão investigadas três instituições de ensino na cidade de Santa Rosa – RS; sendo uma Sociedade Educacional de Fins Filantrópicos, uma tendo como mantenedora o Estado do Rio Grande do Sul e a outra mantenedora o Município. Amostragem será um membro da equipe diretiva e o professor de Educação Física do 4º ano das séries iniciais, do ensino fundamental. Fora aplicado um questionário com respostas abertas e fechadas aonde são solicitadas informações pessoais e informações sobre as aulas de Educação Física das séries iniciais, do ensino fundamental das escolas. Através das observações e análises realizadas neste trabalho, foi possível diagnosticar que, não precisamos reinventar conteúdos e nem abordagens metodológicas, mas sim, os professores devem juntos com a equipe diretiva das escolas, tornar a elaboração do plano de estudo e, posteriormente, o plano de trabalho voltado a desenvolver aulas que possam proporcionar aos alunos conteúdos com atividades que iram contribuir significativamente e gradativamente o desenvolvimento da criança como um todo, sem deixar de lado, a forma lúdica de ensinar. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ciências da Saúde pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Séries iniciais pt_BR
dc.subject Âmbito escolar pt_BR
dc.subject Abordagens pedagógicas pt_BR
dc.title A educação física nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise das escolas em Santa Rosa – RS pt_BR
dc.type Monografia pt_BR
mtd2-br.advisor.instituation Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul pt_BR
mtd2-br.advisor.name Dorneles, Cléia Inês Rigon


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account