A (re)construção de conhecimentos em rede: desafios à escola para a educação no ciberespaço

Show simple item record

dc.contributor.author Fink, Márcia
dc.date.accessioned 2011-12-08T11:59:47Z
dc.date.available 2006
dc.date.available 2011-12-08T11:59:47Z
dc.date.issued 2011-12-08
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/384
dc.description 115 f. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho buscou, na experiência do Laboratório de Informática Educativa do Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela de Miraguaí/RS, compreender ações educativas que justificassem a inserção do Ciberespaço na Instituição Escolar e o despertar de aprendizagens e significados aos educandos pelas mediações pedagógicas no espaço tecnológico. Isso nos possibilitou perceber a (re)construção de conhecimentos em rede, a organização de informações fragmentadas e a rearticulação de linguagens e metodologias de uso, para a utilização/aplicação da Internet através dos componentes curriculares da Escola. Nesse sentido, o desenvolvimento da pesquisa buscou - através de aporte bibliográfico e abordagem qualitativa, com procedimentos metodológicos de estudo de caso, abrangendo a análise documental e o registro escrito das observações realizadas - respaldar o trabalho empírico acerca da postulação de um sujeito do espaço escolar (professor, aluno e outro) no Ciberespaço como sujeito (co)autor de sua própria aprendizagem. Para isso, investigamos mecanismos que permitissem que as atividades escolares quando mediadas, especialmente pela Internet, levassem à produção de significações comuns, acreditando ser ela um rico universo virtual de variadas informações que nos afeta para além da mera interação com a máquina. Não é o caso de imaginá-la, por si só, como geradora de conhecimentos; vale, isto sim, acreditar que nossa intervenção como educadores faz-se necessária como suporte aos educandos na articulação dessas informações, possibilitando que estes as analisem, as relacionem e as reorganizem em esquemas que os levem a novos conhecimentos. Diante disso, o foco da pesquisa centrou-se em provocar a reflexão da prática docente no ambiente tecnológico, questionando as formalizações do conhecimento e do saber nesse espaço, e percebendo como se dá a relação didático-pedagógica entre educador e educando, quando estes percorrem o hipertexto na rede. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Ciberespaço pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Ensinar pt_BR
dc.subject Aprender pt_BR
dc.title A (re)construção de conhecimentos em rede: desafios à escola para a educação no ciberespaço pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
mtd2-br.advisor.instituation Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul pt_BR
mtd2-br.advisor.name Lemos, André Souza
mtd2-br.co-advisor.name Nehring, Cátia Maria


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account