Abstract:
A qualidade na prestação de serviços contábeis tem um papel fundamental no dia-a-dia das organizações, pois constitui-se em área de apoio a produção e interpretação de informações que podem auxiliar os gestores das empresas na tomada de decisão, sendo assim, entende ser este profissional bastante relevante na gestão das organizações. Nesse sentido o objetivo deste estudo foi identificar como a definição de um checklist para a realização dos procedimentos necessários a prestação de serviços pode auxiliar na gestão de uma organização contábil. Para tanto, no intuito de aprofundar o conhecimento a respeito do tema, foram apresentados conceitos acerca da contabilidade, seus usuários e objetivos, o profissional da contabilidade, a organização contábil e sobre a qualidade na prestação de serviços contábeis. Esta investigação constituiu-se de um estudo de caso, com abordagem de caráter qualitativa, uma vez que não foram utilizados cálculos estatísticos para analisar o problema, apenas trabalha com dados qualitativos, isto é, trabalha com informações coletadas pelo pesquisador. Os achados indicam que o checklist proposto no estudo permite aos gestores do escritório um acompanhamento estreito das atividades rotineiras (mensal, trimestral e anual) realizadas em cada departamento da organização contábil, quando os serviços são realizados para os clientes, permitindo assim melhor organização, bem como inibe a possibilidade de erros ou esquecimento de alguma obrigação que o atraso ou não realização implica em multas, influenciando os resultados econômicos e financeiros, assim como a reputação da organização contábil. Por fim o presente trabalho procurou evidenciar que o contador é um profissional envolvido com diversas obrigações e deveres, e para isto precisa estar muito capacitado para exercer sua função e a partir de um controle organizado de suas atividades, pode melhorar sua reputação frente a esse mercado de atuação concorrida, o que permite prestar serviços de qualidade, atrair clientes, visto que pode promover o crescimento do patrimônio e resultados das empresas clientes, disponibilizando aos usuários, informações confiáveis necessárias ao processo decisório, assim como melhorar os resultados da própria organização contábil prestadora de serviço.