O papel da biblioteca na formação de leitores infantis

Show simple item record

dc.contributor.author Cortelete, Juliane Luiza Schons
dc.date.accessioned 2017-07-25T21:43:00Z
dc.date.available 2016
dc.date.available 2017-07-25T21:43:00Z
dc.date.issued 2017-07-25
dc.identifier.uri http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4278
dc.description 46 f. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho, que traz como tema O Papel da Biblioteca na Formação de Leitores Infantis, ressalta a importância que o espaço da Biblioteca tem na formação da cultura da leitura que se inicia na infância, na escola e na família e que deve ser cultivada no decorrer da vida de todos. Para tanto, aprofunda referenciais que se baseiam nos estudos de Abramovich, Busatto, Sisto e Zilbermann, dentre outros, os quais refletem sobre o espaço/tempo da biblioteca, funções da leitura, da literatura e do ato de contar histórias. Evidencia como a prática de contação de história pode proporcionar benefícios e auxiliar aos seus ouvintes a cultivar a prática da leitura como norteadora para as suas vidas. Para tanto, traz a experiência de uma biblioteca pública de um pequeno município gaúcho e suas atividades, dentre elas a de contação de história, que é um projeto adotado pela Secretaria de Educação juntamente com a Biblioteca Municipal. Abrange também pesquisa com professores com a intenção de conhecer as razões pelas quais frequentam a biblioteca com seus alunos e o que pensam sobre o trabalho ali desenvolvido. A opção é pela pesquisa qualitativa e, metodologicamente, pelo estudo de caso, que compreendeu entrevistas com bibliotecárias e professoras; observações de sessões de contação de histórias; registro fotográfico dos espaços de uma biblioteca e registro no diário de campo. Os resultados apontam que a contação de história dentro do ambiente da biblioteca, além de proporcionar aos alunos o contato com diferentes obras literárias que fazem parte do seu acervo, também instiga a curiosidade destes e possibilita que procurem ler para além do horário escolar, fortalecendo a cultura da leitura. Além disso, pelo convívio nesse ambiente os sujeitos passam a frequentar esse espaço também em turnos inversos ao de escola para escolher os livros conforme necessidades e interesses. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.subject Biblioteca pt_BR
dc.subject Formação de Leitores pt_BR
dc.subject Educação Básica pt_BR
dc.subject Literatura Infantil pt_BR
dc.title O papel da biblioteca na formação de leitores infantis pt_BR
dc.type TCC pt_BR
mtd2-br.advisor.instituation Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul pt_BR
mtd2-br.advisor.name Allebrandt, Lídia Inês


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account