dc.description.abstract |
O marketing esportivo vem ganhando espaço nos clubes de futebol, tanto nacionais como internacionais, fazendo com que seja investido em ações de divulgação dos clubes, dos seus jogadores, e dos produtos, para assim, atingir os torcedores fiéis e futuros torcedores e simpatizantes, com o intuito de oferecer os melhores serviços ao consumidor, estabelecendo uma relação de troca, onde os consumidores se sintam envolvidos com o clube, e assim, o clube arrecada valores, fidelizando o torcedor.
Referente as entidades esportivas, os clubes, o autor Melo Neto (2013, p. 73) afirma, “praticam suas ações de marketing de produtos esportivos (venda de camisas, meias, calções, e demais artigos esportivos) e de suas marcas esportivas por meio do licenciamento e franquia (escolinhas e butiques), destacando que para isso funcionar adequadamente, é necessário o clube possuir uma boa gestão, isso é, possuir ações de marketing voltadas para os eventos esportivos.
O propósito do estudo foi verificar os aspectos que levam o torcedor a se envolver e consumir os produtos licenciados do seu clube de futebol, identificando o seu perfil, o interesse pelo futebol, o relacionamento com o seu clube, quais os produtos adquiridos e os valores gastos neles, os valores gastos anualmente em produtos do clube, bem como a satisfação do cliente, os aspectos de consumo. Outros fatores também analisados no estudo foram o impacto do marketing do clube nos torcedores, as formas de comercialização dos produtos, o envolvimento do consumidor com o produto, a imagem de jogadores e a motivação de compra. |
pt_BR |