Marketing esportivo: o torcedor como consumidor do seu clube de futebol

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dc.contributor.author Smaniotto, Samuel
dc.date.accessioned 2017-11-22T19:05:14Z
dc.date.available 2016
dc.date.available 2017-11-22T19:05:14Z
dc.date.issued 2017-11-22
dc.identifier.uri http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4646
dc.description 181 f. pt_BR
dc.description.abstract O marketing esportivo vem ganhando espaço nos clubes de futebol, tanto nacionais como internacionais, fazendo com que seja investido em ações de divulgação dos clubes, dos seus jogadores, e dos produtos, para assim, atingir os torcedores fiéis e futuros torcedores e simpatizantes, com o intuito de oferecer os melhores serviços ao consumidor, estabelecendo uma relação de troca, onde os consumidores se sintam envolvidos com o clube, e assim, o clube arrecada valores, fidelizando o torcedor. Referente as entidades esportivas, os clubes, o autor Melo Neto (2013, p. 73) afirma, “praticam suas ações de marketing de produtos esportivos (venda de camisas, meias, calções, e demais artigos esportivos) e de suas marcas esportivas por meio do licenciamento e franquia (escolinhas e butiques), destacando que para isso funcionar adequadamente, é necessário o clube possuir uma boa gestão, isso é, possuir ações de marketing voltadas para os eventos esportivos. O propósito do estudo foi verificar os aspectos que levam o torcedor a se envolver e consumir os produtos licenciados do seu clube de futebol, identificando o seu perfil, o interesse pelo futebol, o relacionamento com o seu clube, quais os produtos adquiridos e os valores gastos neles, os valores gastos anualmente em produtos do clube, bem como a satisfação do cliente, os aspectos de consumo. Outros fatores também analisados no estudo foram o impacto do marketing do clube nos torcedores, as formas de comercialização dos produtos, o envolvimento do consumidor com o produto, a imagem de jogadores e a motivação de compra. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ciências sociais aplicadas pt_BR
dc.subject Administração pt_BR
dc.subject Marketing esportivo pt_BR
dc.subject Clube pt_BR
dc.subject Produto pt_BR
dc.subject Consumidor pt_BR
dc.title Marketing esportivo: o torcedor como consumidor do seu clube de futebol pt_BR
dc.type Monografia pt_BR
mtd2-br.advisor.instituation Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul pt_BR
mtd2-br.advisor.name Zamberlan, Luciano


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