Abstract:
Atualmente uma área que merece atenção especial em todas as organizações é a gestão de pessoas, pois é através dela que se desenvolvem e sobrevivemtodas as demais áreas, não existe empresa sem pessoas, e estas que são responsáveis pelo sucesso ou insucesso da organização.
Com a mudança da ideia de recursos humanos apenas como ativos da organização para o novo conceito de gestão de pessoas surge a necessidade de uma preocupação constante com o bem estar dos seus. Para Chiavenato (1994) as interações humanas ocorrem continuamente e cada ser sofre influencia do outro. Ainda complementa que a organização só existe se existirem pessoas que se comuniquem, que estejam motivadas a contribuir em busca de um objetivo comum. Segundo Chiavenato (2003), todo comportamento humano é motivado. A motivação é a tensão persistente que leva alguém a determinado comportamento, comportamento esse gerado em função da satisfação de alguma necessidade.
E um dos fatores que mais influenciam a motivação ou a falta desta em uma organização é o clima organizacional. Pois se tendo em mente que a relação entre pessoas e organização é de reciprocidade, nada mais conveniente que o ambiente, o clima interno seja adequado e harmonioso. Clima organizacional se caracteriza pelos ânimos e sentimentos da organização, sentido pelos funcionários (D´SOUZA, 1996). O autor ainda coloca a qualidade dos relacionamentos como uma das dimensões que ajuda a determinar a eficiência da organização, pois influencia o potencial de crescimento e desenvolvimento humano.
A pesquisa de clima organizacional em uma organização é o levantamento das percepções dos integrantes da mesma com relação a fatos e maneiras de ser da organização que afetam o nível de satisfação e motivação dos mesmo (BERGAMINI e CODA, 1997).
Portanto tem-se nesse tipo de pesquisa um instrumento eficaz de diagnóstico para melhora das práticas de gestão de pessoas em uma organização, contemplando variadas áreas que impactam na qualidade do ambiente de trabalho. Por esse motivo esse Trabalho de Conclusão de Curso buscou coletar os dados relativos ao perfil e às percepções dos funcionários relativas ao clima organizacional na agência do Banrisul de Cândido Godói, bem como elaborar um diagnóstico deste e a partir disso propor sugestões para que o ambiente se torne o mais agradável possível.