Que entendimentos sobre frações e seus significados alunos, de diferentes idades e níveis de escolarização, desenvolvem de forma autônoma a partir do método Kumon

Show simple item record

dc.contributor.author Braz, Luciane Zanchi Horn
dc.date.accessioned 2018-02-26T18:54:32Z
dc.date.available 2017
dc.date.available 2018-02-26T18:54:32Z
dc.date.issued 2018-02-26
dc.identifier.uri http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4791
dc.description 28 f. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo se constitui a partir de uma pesquisa qualitativa e tem como objetivo identificar que entendimentos sobre frações e seus significados, alunos de diferentes idades e níveis de escolarização, desenvolvem de foram autônoma a partir do método Kumon. Os dados empíricos foram produzidos a partir de um instrumento de avaliação composto por treze (13) situações-problema, e mais cinco (5) questões pessoais sobre a escolha pelo método. Estas situações-problema foram aplicadas a quatro (4) alunos matriculados no método Kumon que estão resolvendo no método os conteúdos relacionados às frações. Para as análises foram consideradas, especialmente, proposições apresentadas por Kumon (2009), Van de Walle (2009), Caraça (2002), Bertoni (2008), Moura (2007), Brasil (1997) e Damico (2007). O artigo se estrutura nas seguintes unidades de análise: I) Desenvolvimento da autonomia dos alunos do método Kumon; II) O estudo das frações; III) O significado das frações. De acordo com a pesquisa acredita-se que o método Kumon possa favorecer um estudo individualizado e que este método de ensino e aprendizagem da matemática também ofereça condições para formar alunos autodidatas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ciências exatas e da terra pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Aluno pt_BR
dc.subject Níveis de escolarização pt_BR
dc.subject Estudo individualizado pt_BR
dc.subject Estudo das frações pt_BR
dc.subject Significados das frações pt_BR
dc.title Que entendimentos sobre frações e seus significados alunos, de diferentes idades e níveis de escolarização, desenvolvem de forma autônoma a partir do método Kumon pt_BR
dc.type Monografia pt_BR
mtd2-br.advisor.instituation Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul pt_BR
mtd2-br.advisor.name Avi, Emanueli Bandeira


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account