Abstract:
Neste trabalho, apresenta-se o site desenvolvido como projeto experimental para conclusão do Curso de Jornalismo da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul-Unijuí. Intitulado O Retrô, o site tem por objetivo o resgate de aspectos do desenvolvimento socioeconômico de Catuípe, contrapondo com o presente. Empreende-se uma reflexão teórica sobre jornalismo na Internet, convergência das mídias, multimídia e jornalismo de proximidade em Catuípe, com base principalmente nos autores Canavilhas (2014) e Jenkins (2009). São discutidos também os aspectos práticos para a criação do site: a pesquisa de opinião realizada por meio de um questionário, em que se identificou o “Consumo de Mídia” da população. Assim como os aspectos levados em consideração para a proposição do nome e a identidade visual da marca, os softwares e a plataforma utilizados na produção, além da ideia do site e discussão sobre o que é retrô, ressignificado no âmbito do projeto. Ao final deste estudo conclui-se que o site tem potencial para resgatar e contribuir para representar o município.