O currículo e o livro didático da educação básica: contribuições para a formação do licenciando em ciências biológicas

Show simple item record

dc.contributor.author Emmel, Rúbia
dc.date.accessioned 2018-05-07T17:53:09Z
dc.date.available 2015
dc.date.available 2018-05-07T17:53:09Z
dc.date.issued 2018-05-07
dc.identifier.uri http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4955
dc.description 153 f. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa teve como tema as contribuições para a formação do licenciando em Ciências Biológicas nos estudos sobre a relação entre o currículo e o livro didático da educação básica. Este tema foi proposto a partir: - do problema de pesquisa “Que indícios de constituição do conceito de currículo, pelos licenciandos em Ciências Biológicas, caracterizam o processo e identifica a associação ou não ao [uso do] livro didático como fonte organizadora deste currículo?”; e, - da definição da hipótese: os processos de formação inicial, mediados pela via da investigação-formação-ação, em contexto de um componente curricular de prática de ensino, permitem aos licenciandos diálogos críticos que (re)signifiquem o uso do livro didático e a complexa rede de relações entre professores em formação e o currículo em ação. A pesquisa teve como objetivo geral: conhecer o caráter constitutivo do currículo a partir da compreensão das relações entre as concepções de currículo e livro didático de licenciandos em Ciências Biológicas. Os movimentos formativos experienciados pelos sujeitos foram analisados nesta tese, através das escritas narrativas (CARNIATTO, 2002; CHAVES, 2000; REIS, 2004, 2008) em diários de bordo (participaram da pesquisa cinquenta e quatro licenciandos, o professor titular e a professora pesquisadora). Este recurso é descrito na literatura internacional como um mecanismo que facilita o processo reflexivo (ALARCÃO, 2010; ZABALZA, 1994; PORLÁN; MARTÍN, 1997; REIS, 2009). Ao assumir o papel de investigadora-ativa, mas também professora pesquisadora do componente curricular foi possível fazer as reflexões, que desencadearam problemas formativos, apresentados nesta tese em quatro espirais reflexivas: 1) Construindo o processo de investigação do currículo e livro didático na formação inicial de professores de Ciências Biológicas; 2) Espiral reflexiva desencadeada pelo planejamento e intervenção em um componente de Prática de Ensino, expressas nas constatações, marcas e amarras do currículo; 3) O livro didático no currículo e na Licenciatura em Ciências Biológicas; 4) A evolução e significação das concepções de currículo dos licenciandos de Ciências Biológicas no processo de formação inicial. Estas permitiram situar os contextos em diferentes temas e situações de formação inicial de professores da Licenciatura em Ciências Biológicas. Na quarta espiral reflexiva pude identificar e analisar as concepções de currículo dos licenciandos que foram se modificando e demarcaram quatro ciclos reflexivos que pelos processos formativos permitiram os movimentos desta quarta espiral reflexiva. Portanto, o valor formativo das reflexões em histórias narradas, deixou transparecer e destacou a necessidade e a importância da formação inicial reservar um tempo maior à discussão acerca das relações entre currículo e livro didático, para que os futuros professores possam exercer a reflexão ao usar o livro 8 didático e constituam-se autores do currículo. Defendo que a formação inicial use a investigação-ação, o diário de bordo e a escrita narrativa, para realizar um estudo que permita conectar teoria e prática, assumir a perspectiva de profissional reflexivo e tomar a investigação como uma dinâmica formativa para seu processo de formação e docência em Ciências. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ciências humanas pt_BR
dc.subject Educação nas ciências pt_BR
dc.subject Prática de Ensino pt_BR
dc.subject Formação Inicial pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Livro Didático pt_BR
dc.title O currículo e o livro didático da educação básica: contribuições para a formação do licenciando em ciências biológicas pt_BR
dc.type Tese pt_BR
mtd2-br.advisor.instituation Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul pt_BR
mtd2-br.advisor.name Pansera-de-Araújo, Maria Cristina


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account