Histórias de vida, formação docente no curso normal e o cinema : imagens e narrativas

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dc.contributor.author Dias, Priscilla Lucena Vianna
dc.date.accessioned 2018-05-07T21:53:33Z
dc.date.available 2014
dc.date.available 2018-05-07T21:53:33Z
dc.date.issued 2018-05-07
dc.identifier.uri http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4973
dc.description 115 f. pt_BR
dc.description.abstract Esta investigação visa apresentar as possíveis significações que o cinema produz no desenvolvimento das identidades docentes, a partir de uma experiência de formação e (auto)formação com obras cinematográficas através dos recortes das histórias de vida das estudantes do Curso Normal. Busca-se olhar para estas identidades das jovens professoras em formação a partir das teorizações que indicam a necessidade de levar em consideração uma multiplicidade de histórias de vida, experiências de infância, escolares, familiares, ainda, saberes, narrativas que constituem as singularidades destas histórias, pois muitas são as identificações e representações sociais que contribuem para a construção dos processos identitários destas jovens. O interesse em realizar este estudo investigativo se intensifica pelo fato de poder analisar um campo de experiência de cinema na formação inicial de professores em um cotidiano de escola pública estadual, assim, viabilizando com este trabalho, tecer pontes entre a tríade Histórias de Vida, Cinema e Docência. Parto do pressuposto de que as identidades não são engessadas e fixas, e que, se constituem nas relações sociais e culturais, contudo, compreende-se que o cinema muito tem a contribuir com esta formação e (auto)formação. As análises foram construídas através da proposta pedagógica e metodológica dos Cines-fórum, em que foram apreciadas oito obras cinematográficas, e ainda, pelas (auto)biografias, narrativas, diários de campo e entrevistas semi-estruturadas, no sentido de pensar em toda uma discursividade produtora de conhecimento de si e do outro. Pode-se inferir que as análises deste trabalho indicaram que as estudantes do Curso Normal estão se constituindo identitariamente não apenas em suas relações sociais e culturais, mas estas formações também estão diretamente abarcadas por toda uma história de vida e por uma cultura do cinema, alicerçada por suas linguagens, imagens, representações, identificações e histórias da docência. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ciências humanas. pt_BR
dc.subject Educação. pt_BR
dc.subject Cinema e docência. pt_BR
dc.subject História de vida. pt_BR
dc.subject Formação docente. pt_BR
dc.subject Identidades. pt_BR
dc.title Histórias de vida, formação docente no curso normal e o cinema : imagens e narrativas pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
mtd2-br.advisor.instituation Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul pt_BR
mtd2-br.advisor.name Weschenfelder, Noeli Valentina


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